A cultura do management e o ensino em administração em universidades públicas federais: implicações para formação dos futuros gestores

Ricardo Henry Dias Rohm (integrante), Maria de Fatima Bruno-Faria (integrante), Ana Carolina Pimentel Duarte da Fonseca (coordenadora). Fernanda Filgueiras Sauerbronn (integrante) em UFRJ

Pesquisa em andamento desde 2016 – Pesquisa no âmbito do grupo de pesquisa NUPAD

A pesquisa visa investigar a presença dos valores referentes à cultura do management nos traços culturais de alunos de Cursos de Administração em universidades públicas. Mais especificamente, o objetivo do estudo é analisar os traços culturais dos alunos do Curso de Administração da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), de modo a verificar se, durante o Curso, pode ser percebida uma maior identificação com os valores da cultura do management apontados na literatura. Para atingir esse objetivo, será construído e validado estatisticamente um instrumento para identificar os traços culturais relacionados à cultura do management e à cultura brasileira. A medida será aplicada a alunos que estejam no final do Curso (dois últimos períodos) e a alunos que estejam ingressando no Curso (dois primeiros períodos). A comparação permitirá avaliar a aquisição de valores referentes à cultura do management durante o curso. Dessa forma, o estudo visa aprofundar a discussão a respeito do ensino em Cursos de Administração de universidades públicas, mais especificamente, no que diz respeito à importação de teorias originadas em outros contextos, que não retratem a realidade das organizações locais, tornando os futuros gestores culturalmente distantes das mesmas.

Postado por

Inspirações para o comentário:
abate, alegria, amuo
ânimo, ardor, arte