Depoimento de Claudia Gonçalves


O PEP se materializa num espaço que propicia o auto-desenvolvimento e permite conhecer coisas que antes dele você não era capaz de pensar que existiam. É um chamado para fazer um mergulho para dentro, para que você seja como se parece ou se pareça com o que de fato é. Você é estimulado a se tornar a melhor versão de si mesmo. Tem a oportunidade de estudar temas importantes, conhecer mais, a ter empatia com quem é oprimido e se munir de conhecimento para transformar a sua vida, a sua realidade, mas sem esquecer que o seu projeto pessoal deve também contemplar o outro.

Tive oportunidade, através do PEP, de trabalhar por aqueles que são oprimidos. Elaboramos políticas públicas para a população GLBT (essa era a sigla na época), levadas à votação e aceitas pelo público alvo. Um orgulho imenso! Foi a primeira iniciativa junto ao PEP de fazer algo que impactasse no mundo real a vida das pessoas.

No PEP estudamos muito, fazemos pesquisa sim, mas também há a preocupação com a intervenção na realidade, para melhorar a vida de todos nós. O PEP me possibilitou conhecer muitas pessoas com quem eu pude efetivamente colaborar quando participei dessa iniciativa de propor políticas públicas. Pude ouvir muitas estórias de outras pessoas que comigo partilharam suas vivências e que nas suas ações cotidianas, estavam lutando para ter seus direitos garantidos e respeitados. Atuando no mundo real para fazer a diferença! E de lá para cá, muitas outras atividades foram desenvolvidas.

Em termos de pesquisa, posso dizer que tive aulas sobre métodos de pesquisa, sobre rigor científico, análise de dados, em equivalência ao nível de programas de pós graduação sérios. Sim, aprendi também sobre pesquisa e continuo aprendendendo e me desenvolvendo.


Aprendi sobre gratidão e solidariedade. Recebemos muita informação por meio de material selecionado em horas e horas de dedicação e pesquisa do nosso mentor, que busca métodos e materiais o mais adequados possível para facilitar o processo de aprendizagem. É preciso ser capaz não só de absorver todo esse conhecimento, mas uma vez que você o adquiriu devolvê-lo dentro do próprio PEP, colaborando para a formação de outros pesquisadores, mas também devolvendo-o à sociedade de maneira relevante. Isso é também demonstrar respeito a quem te ensinou tanto!

O PEP permite que você perceba criticamente o que acontece ao seu redor, seja capaz de perceber a ligação entre os acontecimentos. Aprendi sobre determinação, sobre ter um propósito na vida, e se você não tem um propósito seu, tudo bem servir ao propósito de alguém que seja relevante. Entendi sobre a beleza de se ter integridade e caráter. O PEP transforma os nossos olhos, para que possamos transformar o mundo. Aprendi que somente com disciplina podemos mais, podemos ser livres!


O que mais me encanta no PEP é a possibilidade de acompanhar o aprimoramento constante do Prof. Dr. Rohm. E não se trata somente de ter mais qualificação formal: pude observar ao longo do tempo, em como ele se dedica intensamente às atividades de educação fora e dentro do PEP, em ser mais didático, mantendo o bom humor, a integridade e trabalhando seriamente em todas as atividades e iniciativas que desenvolve.

O PEP oferece um aprendizado intenso, multidisciplinar, relacional… Obrigada mestre por sua escolha por nos educar e nos fazer a melhor versão de nós mesmos!

Compartilhar


Postado por


Inspirações para o comentário:
abate, alegria, amuo
ânimo, ardor, arte
susto, avidez, bobeira
calma, cansaço, carranca
coleção, confusão, contemplação
criação, curiosidade, depressão
descontente, deslumbre, despertez
determinação, diversão, doente
empolgação, encanto, energia
esperança, espirituosa/o, estranheza
estresse, feliz, gelo
ímpeto, irritação, melancolia
nerd, ocupação, peculiar
pensamento, realização, riso
saltitante, satisfação, sombra
surpresa, trabalhando, travessa/o
triste, zanga
Lembre-se de que você veio aqui, porque compreendeu a necessidade de lutar contra si mesmo. Agradeça, portanto, a quem lhe proporcione a ocasião para isso.
Gurdjieff
Você pode alterar sua foto de perfil no Gravatar ou fazer login.