Diversidade sexual e responsabilidade social no Brasil: uma fotografia das práticas de inclusão veiculadas pelas empresas signatárias do fórum de empresas e direitos LGBTI+

Ricardo Rohm Gabriel Valuano José Martins Ricardo Rohm, Gabriel Valuano e José Martins em UFRJ

ResearchGate

Português Resumo:

A fim de se obter uma fotografia de como as empresas comprometidas com as minorias sexuais (LGBT-friendly) transmitem suas práticas de responsabilidade social com enfoque na gestão da diversidade sexual, o presente estudo visou identificar, em mídias digitais, as práticas de gestão, inclusão e valorização da diversidade sexual realizadas por essas empresas e analisar como estas empresas que se dizem amigáveis às pessoas LGBTI+ são retratadas no cenário brasileiro. No intuito de analisar as motivações empresariais para o desenvolvimento dessas práticas de inclusão, buscou-se identificar como o conceito de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) tem sido discutido na literatura científica e relacioná-lo com os conceitos de Gestão da Imagem Corporativa e pinkwashing. Objetivou-se também identificar e compreender como a LGBTfobia se perpetua no ambiente de trabalho ao serem analisadas produções científicas no Brasil que tenham conduzido entrevistas com membros da comunidade sexual-diversa. Na fase de revisão da literatura, foram utilizados os materiais coletados mediante pesquisa bibliográfica em bases de dados disponíveis no Portal de Períodos da Capes, bem como os artigos de referências cruzadas e de autores fundamentais para a temática da diversidade e inclusão nas organizações disponíveis na plataforma científica digital Researchgate. Para a concepção desta fotografia, analisaram-se os documentos veiculados nos principais meios de comunicação auditados pelo Instituto Verificador de Comunicações (IVC) com o objetivo de identificar as ações de gestão da diversidade sexual divulgadas, disponibilizadas ou disseminadas por empresas que se filiaram ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. Após a criação das categorias utilizando a técnica de análise de conteúdo de Franco (2005), analisaram-se os comportamentos observados das empresas, para entender como essas empresas comprometidas com a promoção da diversidade se posicionam perante a sociedade e, principalmente, a comunidade LGBTI+.

Palavras-chave: responsabilidade social corporativa; diversidade sexual; LGBTfobia; minorias sexuais; fórum de empresas e direitos LGBTI+.

Inglês Abstract:

In order to obtain a photograph of how companies committed to sexual minorities (LGBT-friendly) convey their social responsibility practices which focus on sexual diversity management the present study aimed at identifying in the digital media these companies’ practices of diversity management, inclusion and valuation of sexual minorities as well as elaborating an analysis about how the companies that claim to be LGBT-friendly are portrayed in the Brazilian scenario. In order to analyze companies’ motivations about developing these inclusion practices, the present research pursued to identifying how the concept of Corporate Social Responsibility (CSR) have been discussed within scientific literature and to relate it with Corporate Image Management and pinkwashing concepts. It was also aimed to identifying and comprehending how LGBTfobia is perpetuated in the work environment by analyzing scientific productions in Brazil whose conducted interviews with members of the sexual-diverse community. It was utilized the material collected by the means of bibliographical research on databases available in the Portal de Periódicos da Capes, as well as articles found through cross-references and authors of greater importance in the theme of diversity and inclusion in organizations with articles available on Researchgate’s online platform. In order to conceive this photograph, documents conveyed on the main media vehicles audited by the Instituto Verificador de Comuniação (IVC) were analyzed in order to identify sexual diversity management practices that were publicized, made available or disseminated by companies that signed the Fórum de Empresas e Direitos LGBTI + commitment to sexual diversity and inclusion. After the creation of categories using the content analysis technique of Franco (2005), the selected companies’ observed behaviors were analyzed in order to understand how these companies committed to the promotion of diversity stand before society and, especially, to the LGBT community.

Keywords: corporate social responsibility; sexual diversity; LGBTfobia; sexual minorities; fórum de empresas e direitos LGBTI+.

Inspiração para o comentário: