Diversidade sexual e responsabilidade social no Brasil: uma fotografia das práticas de inclusão veiculadas pelas empresas signatárias do fórum de empresas e direitos LGBTI+

Ricardo Rohm Gabriel Valuano José Martins Ricardo Rohm, Gabriel Valuano e José Martins em UFRJ

ResearchGate – 📖 Publicação

Português Resumo:

A partir de pesquisa bibliográfica realizada, discutiu-se sobre a crítica da gestão da diversidade (ALVES; GALEÃO-SILVA, 2004), os desafios da desfavorável realidade da comunidade LGBTQIA+ no ambiente organizacional (ROHM; POMPEU, 2015) e o comprometimento social de empresas com a diversidade sexual no Brasil (SALES, 2017). A presente pesquisa adotou uma abordagem quantitativa (SILVA; MENEZES, 2005) e utilizou-se de técnica padronizada de coleta de dados e de índices de frequência para a análise da amostra, tratando-se de uma pesquisa descritiva(GIL, 2008). A fim de analisar as empresas publicamente compromissadas com a diversidade sexual no Brasil, o recorte da pesquisa considerou apenas empresas filiadasao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+,iniciativa de referência na temática no Brasil (SALES, 2017). Em seguida, foi realizada uma pesquisa documental, em duas etapas principais (GIL, 2008), para identificar as empresas de maior visibilidade e a frequência dasações relacionadas à diversidade sexual que foram observadas. A partir dessa análise, evidenciou-se o provável cenário em que as empresas em destaque não divulgam ou veiculam uma referida ação porque, em verdade, não a realizam. O artigo encontra-se em processo de submissão para publicação em periódico.

Palavras-chave: responsabilidade social corporativa; diversidade sexual; LGBTfobia; minorias sexuais; fórum de empresas e direitos LGBTI+.

Inglês Abstract:

By means of a bibliographical research, the present workcritically discussesdiversity management (ALVES; GALEÃO-SILVA, 2004), the challenges of the unfavorable reality for LGBTQIA+ community within organizations (ROHM; POMPEU, 2015) and companies’ social commitment to sexual diversity in Brazil (SALES, 2017). The paper adopted aquantitative approach (SILVA; MENEZES, 2005) andused a standardized technique of data collection and frequency indexes to analyze the sample, consisting ina descriptive research (GIL, 2008). In order to investigate companies publicly committed to sexual diversity in Brazil, the research cutting only considered companies which wereaffiliatedto the Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, a reference initiative on the theme in the Brazilian context(SALES, 2017). Subsequently, a documentaryresearch was carried out in two main stages (GIL, 2008) to identify the companies with greater visibilityand analyze the frequencyof the actions related to sexual diversity which could be observed. Based on this analysis, contradictions between public commitment and the promotion of diversity point out to a scenario in which the prominent companies do not disclose or promote such actions because, in fact, they do not perform it. The article has been submitted to an evaluation process for publication in a scientific journal.

Keywords: corporate social responsibility; sexual diversity; LGBTfobia; sexual minorities; fórum de empresas e direitos LGBTI+.

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