Governança pública no Brasil hodierno diante do cenário de crise político-institucional

Ricardo Rohm Carlos Tiago Ricardo Rohm e Carlos Tiago em UFF

ResearchGate

Português Resumo:

A introdução das tecnologias digitais, com a profusão de seus dispositivos que estabelecem conexão contínua com a internet – contemplando desde TVs a celulares –, logrou ser plenamente assimilada e incorporada à vida cotidiana das pessoas.

Tais ferramentas incentivam uma cultura de exposição da vida privada e, com isto, intensificaram a troca e a produção de informações que permitem o mapeamento de pessoas com base em suas opiniões, posicionamentos, gostos, expectativas, perspectivas, dentre outras.

Tais dados constituem um “manancial” de insumos passíveis de estruturação, sistematização e, assim, gerenciamento sendo, portanto, um canal aberto para uma infinidade de manipulações, tanto para fins comerciais quanto políticos.

O setor público, abarcando as três esferas de governo, vem realizando um processo de estruturação e integração de suas bases de dados a fim de utilizá-los para fundamentar cientificamente o desenho de políticas públicas direcionadas e a redefinição de estratégias e prioridades no fornecimento dos diversos serviços públicos.

A Governança pública – entendida como uma abordagem relacional- busca conectar as partes interessadas com a estrutura da Administração Pública (CAIRO & DIAS, 2014, p.90). A utilização do chamado “governo digital” caminha no sentido de responder a uma necessidade de estruturação mínima das informações com vistas a fundamentar a tomada de decisões por parte do grupo político do mandatário eleito (DANTAS & LÚCIO, 2018).

A presente pesquisa consistirá em uma revisão da literatura científica produzida no Brasil e nos países mais desenvolvidos, sobre métodos de estudos e aplicações de políticas de inclusão social na realidade da governança pública contemporânea. Será elaborada uma matriz de critérios lógicos e metodológicos quanto às abordagens de pesquisa existentes com vistas a organizar os principais conhecimentos e reflexões no referencial teórico do artigo e fundamentar um conjunto de problemas de pesquisa a serem tratados em outros estudos posteriores, pertencentes ao Programa de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Humano, Formação de Lideranças Transformadoras e Governança Social (PEP-ROHM) da UFRJ.

Compartilhar


Inspiração para o comentário:
Lembre-se de que você veio aqui, porque compreendeu a necessidade de lutar contra si mesmo. Agradeça, portanto, a quem lhe proporcione a ocasião para isso.
Gurdjieff
Você pode alterar sua foto de perfil no Gravatar ou fazer login.

Deixe um comentário