O controle social na gestão governamental: atores políticos e suas práticas no Brasil hodierno

Felipe Tinoco Ricardo Rohm e Felipe Tinoco em UFRJ

ResearchGate – 📅 SIAc 2019

Resumo:

A presente pesquisa possui como objetivo realizar uma análise das práticas brasileiras de controle social, mapeadas na revisão de literatura sobre o conceito, em artigos revisados por pares publicados nos últimos 10 anos. O controle social é uma forma de participação da sociedade civil na administração pública que foi estudada sob diferentes prismas ao longo desse período. Por intermédio de pesquisa bibliográfica, foi possível observar que, nos últimos 3 anos, há um expressivo aumento de correlação desse conceito com o uso de tecnologias digitais que facilitem o acompanhamento da gestão governamental e permitam novas formas de se conceber o controle social, anteriormente muito associado a práticas institucionalizadas e legalmente previstas, tais como audiências e conselhos públicos. Entendeu-se, posteriormente, a lacuna existente acerca de uma análise conjuntural sobre essas diferentes possibilidades de exercício do controle social. O presente trabalho, logo, encontra-se em fase de criação de um modelo de categorias que diferencie tais possibilidades. Por fim, as categorias serão analisadas sob uma perspectiva crítica, compreendendo como elas afetam a esfera pública ao contrariar aspectos hegemônicos da estrutura administrativa-partidária e interesses comerciais. A partir dessa análise, pretende-se propor novas pesquisas sobre alternativas específicas de controle social, assim como estudos acerca de organizações que as exercem.

Abstract:

The social control within the public administration: successful interventionist practices

To analyse how social control practices, which are exercised by civil society in the realm of public administration, are being researched and also exercised by the population nowadays. Hence, it is intended to point out some measures and forms of social control which affect the public sector decision-making towards democratic objectives.

Compartilhar


Inspiração para o comentário:
Lembre-se de que você veio aqui, porque compreendeu a necessidade de lutar contra si mesmo. Agradeça, portanto, a quem lhe proporcione a ocasião para isso.
Gurdjieff
Alterar sua foto de perfil ou fazer login.

Deixe um comentário

  1. <strong>Texto em negrito</strong>
  2. <em>Texto em itálico</em>
  3. <blockquote>Citação de mais de 3 linhas</blockquote>
  4. 🙏
  5. 👏
  6. 🤩
  7. 😍
  8. 😘
  9. ❤️
  10. 😉
  11. 😊
  12. 😁
  13. 👍
  14. 🤔
  15. 😄
  16. 😎
  17. 🐘