Empregabilidade: uma análise do desenvolvimento do trabalho e do emprego

UFRJ,

📅 JICTAC 2014

Em tempos contemporâneos, a noção de trabalho confunde-se com a noção de emprego de forma que, aos olhos do cidadão comum, uma é indistinguível da outra. Trabalhar é estar empregado. As novas dinâmicas de organização do mercado dão origem ao conceito de “Empregabilidade”, ou a característica que um indivíduo possui que o tornam empregável. Diferentes abordagens encaram o fenômeno, desde a capacidade do trabalhador de se adaptar em meio a mudanças de cenário até uma transferência da responsabilidade do emprego da sociedade e do Estado para o trabalhador. Considerando que o homem transforma o mundo através do trabalho, e que o trabalho está intimamente ligado ao emprego na contemporaneidade, e considerando que o acesso ao emprego (e consequentemente ao trabalho) é de vital importância para a organização da sociedade e as escolhas de vida dos indivíduos, propõe-se, através da revisão de literatura, um estudo da noção de empregabilidade, de suas origens até suas abordagens mais recentes, a fim de uma maior compreensão a respeito do fenômeno.