Política de desenvolvimento de recursos humanos nas escolas do ensino fundamental para uma educação inclusiva da temática da diversidade sexual

Ricardo Rohm e Vinícius Maia em UFRJ

📅 JICTAC 2008

As atitudes homofóbicas estão impregnadas em nossa sociedade, sendo transmitidas e reproduzidas para os mais jovens através da família e da escola. Muitas vezes essa socialização discriminatória é feita de forma involuntária, devido à falta de informação e à suposta naturalidade com que a homofobia é tratada nos vínculos sociais. Por isso, é dever do Estado intervir na educação básica, com o intuito de acabar com esse sistema de opressão e dominação, através da inclusão de temas acerca da diversidade, do debate realmente científico, isento e democrático. Devido a sua maior plasticidade, quer dizer, maior possibilidade de criação e alteração de seu pensamento frente a uma experiência, deve-se começar o trabalho de educação da diversidade sexual pelos mais novos, pelas crianças e jovens. Para tanto, esse projeto tem por objetivo aprofundar a importância e os benefícios da inclusão dos pensamentos sobre diversidade sexual no ensino fundamental público e privado, sugerindo uma política de recursos humanos para a capacitação e desenvolvimento do corpo docente e dos funcionários que atuam em escolas, tanto privadas quanto públicas, no âmbito do ensino fundamental. Pretende também sugerir um processo de implementação e de avaliação dessa política para maximizar sua eficiência e eficácia.

Inspiração para o comentário:
Alterar sua foto de perfil ou fazer login.