Pular para o conteúdo
PEP-ROHM

Programa de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Humano, Formação de Lideranças Transformadoras e Governança Social

  • Pesquisas
  • Desenvolvimento Humano
    • Cinema
    • Frases
    • Oficinas
    • Seminários e workshops
  • Integrantes
  • Contato
  • .
  • .
SDH-2018
HOME O EVENTO O PLANEJAMENTO A INSCRIÇÃO A MENSAGEM DO MESTRE A VIVÊNCIA

O EVENTO

Nesta seção, você encontrará um panorama do que esperar deste seminário e peregrinação, mas sem, é claro, estragar o encantamento de quando esta experiência for vivida.
​
Visite os subitens desta seção para entender um pouco sobre este evento transcendental.

SEMINÁRIO PROGRAMAÇÃO PEREGRINAÇÃO LOCAL

Gestão do Evento

Natália Lopes
Mariana de Nadai

💬 Comentários recentes

  1. Gabriel Valuano em “Sem disciplina, sua vida está condenada a permanecer uma sombra pálida do seu potencial”

    Ler o texto escrito por Sofia, a convite de Gabi, e a partir dos ensinamentos de Mestre Rohm e de…

  2. Vivian Santos em Ativismo e liderança transformadora: Edward Snowden

    O texto traz um exemplo maravilhoso de liderança transformadora, que demonstrou por meio de suas ações que a ética e…

  3. Claudia Gonçalves em Ativismo e liderança transformadora: Edward Snowden

    É muito importante termos exemplos claros de lideranças transformadoras! De pessoas que mesmo tendo que se submeter a sacrifícios pessoais,…

  4. William Freire em MATRIX e a maioridade

    O cuidado da escrita do texto me provoca a refletir sobre a dimensão e urgência da crise que nos encontramos,…

  5. Lucas Rocha em Ainda refletindo sobre a disciplina…

    Sofia, que belo relato a respeito da disciplina e como Mestre Rohm consegue fortalecer em nós o nosso eu presente…

  6. Marcelo Filho em Sociedade Datificada: Privacidade, Desinformação e ativismo no ciberespaço

    Obrigado por ter apresentado esta oficina, Sofia Xavier e Marcelo Canesin. Ficou bem evidente, no decorrer de sua apresentação, o…

  7. Marcelo Filho em No dia 12 de novembro,

    Prof. Dr. Rohm e seus orientandos de pesquisa Gabriel Valuano e José Otávio são pessoas muito capacitadas para ensinar à…

  8. Gabriela Costa em No dia 12 de novembro,

    Queridos, parabéns pela pesquisa tão relevante para a nossa sociedade, relevância que foi, inclusive, exposta de uma maneira bem direta…

  9. Marcelo Canesin em No dia 12 de novembro,

    Estive presente na apresentação e foi muito triste ver como o espaço em que celebrávamos um reencontro para aprender um…

  10. Sofia Xavier em No dia 12 de novembro,

    Parabéns, mais uma vez, para Gabriel e José pela apresentação de altíssimo nível mesmo após esse ataque, que serviu como…

✉️ Receba notícias

Digite seu endereço de e-mail para se inscrever em receber notificações de novas postagens deste site por e-mail.
Loading

📝 Depoimentos de integrantes

Reflexões acerca do estudo no PEP-ROHM.
  • José MartinsDepoimento de José Martins
    A oportunidade de estudar na Universidade Federal do Rio de Janeiro é um processo de expansão da consciência e da visão de mundo que tenho. Esta, intensificou-se de forma ímpar quando cursei Psicologia das Organizações pela primeira vez, conheci o professor Ricardo Rohm (hoje, carinhosamente, chamo-o de Mestre) e o PEP-ROHM, seu tão respeitado grupo de pesquisa. Honrado com o convite para participar dele, estar no PEP tem sido um constante processo de autoconhecimento, superação e desenvolvimento humano. Mestre Rohm me ensinou, tendo como instrumento de desenvolvimento as pesquisas científicas nas quais atuo, a olhar o outro, respeitar, agir e me posicionar frente à realidade em que vivemos e que nossa sociedade enfrenta todos os dias. À medida em que estou me conhecendo, sou constantemente ensinado a ter disciplina, gratidão e a fazer as coisas orientado a um propósito nobre e virtuoso. Como pesquisador, vejo que estou trilhando um caminho desafiador e recompensador, orientado por um professor generosos e sábio, desenvolvendo pesquisas em duas áreas que muito me agradam, liderança transformadora e diversidade, e buscando deixar minha contribuição para a minha universidade e para a sociedade na qual estou inserido. Hoje, além das atividades já mencionadas, atuo também como Diretor de Pessoas do PEP-ROHM. Fui convidado por Mestre no final de 2019 e estou ao lado dele atuando no desenvolvimento dos membros atuais, seleção de novatos, treinamento e aperfeiçoamento da gestão. Mais uma grande responsabilidade, desafio e aprendizado que vivencio neste maravilhoso grupo. Para além da pesquisa e das atividades de diretoria, estar no PEP é estar em um grupo engajado e colaborativo, composto por pessoas diversas, responsáveis e sérias. Sou muito grato pelo caminho que venho trilhando dentro do PEP e espero poder contribuir a cada dia mais para a perpetuidade deste grupo e do legado de Mestre Rohm.Leia mais
  • Andreza GonçalvesDepoimento de Andreza Gonçalves
    A datar do final do ano de 2016 agradeço e reconheço o privilégio de minha singela estadia no Programa de Estudos e Pesquisas para a Formação de Lideranças Transformadoras, Desenvolvimento humano e Governança Social (PEP-ROHM). Graças ao legado e sabedoria do professor Dr. Ricardo Henry Dias Rohm, tenho tido a oportunidade contínua de traçar um caminho para dentro de mim mesma em busca de um propósito que une aquilo que o mundo precisa com o que posso e devo fazer de maneira individual e coletiva por uma vida digna, mas com a certeza de que estou sendo preparada para atravessar os obstáculos já conhecidos por sua experiência, destarte que eu possa desbravar novos desafios. Com uma formação que se inicia em uma graduação na área administrativa, realizar atividades de pesquisa acerca dos modelos de gestão atuais e alternativos, bem como representar a Diretoria de Pesquisas, tem transformado o acesso ao conhecimento em uma maneira de estimular minha atitude como um posicionamento estratégico, humilde, integro e empático. Em consequência, meu comportamento individual tem se disciplinado a agir de forma mais resiliente, multidisciplinar, assertiva, ética e criativa no quesito pessoal, social e profissional ao buscar identificar e descrever problemas, desenvolver planos de ação conforme uma determinada metodologia, argumentar publicamente (de maneira verbal e escrita) e o compartilhar conhecimento com pessoas diversas a vista de servir ao próximo e desejar uma melhor qualidade de vida e transformação social coletiva. Não por desejar ser um produto perfeito e permanente, mas por ter a possibilidade de me desenvolver como um indivíduo capaz de agir quando é preciso, olhar além dos números, transformar a si mesmo e retornar ao estado tranquilo e resiliente de um “Guerreiro Pacífico” (MILLMAN, 1980) quando o mundo estiver em crise. Nada obstante, discorrer aqui sobre minha experiência no PEP-ROHM tem sido, também, falar da esperança que brotou em minha vida ao descobrir que poderia agir/ser/servir dessa forma, transbordando sentido e imaginando um espírito saudoso que se manifestaria se minha vida não tivesse este privilégio ímpar. Ou como o próprio Mestre Rohm (2020) diria: “ Como eu seria se assim não fosse e deixaria de ser”.Leia mais

Mais depoimentos ›

Girassol PEP-ROHM
Política de Privacidade | Website criado orgulhosamente por alunos da UFRJ | Acesso exclusivo para pesquisas cadastradas