PROGRAMA DE ESTUDOS E PESQUISAS EM
DESENVOLVIMENTO HUMANO, FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS TRANSFORMADORAS E GOVERNANÇA SOCIAL
Minerva UFRJ 2021

NORMAS  DO SEMINÁRIO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO 2016

Nosso Seminário almeja o desenvolvimento humano, de competências, habilidades e atitudes, de forma intensiva, mediante imersão em grupo, com uma programação extensa e sistemática de vivências, treinamentos e cursos, todos os quais necessitam de total engajamento, adesão, comprometimento contínuo e FOCO, ou seja, atenção concentrada e exclusiva para o Seminário.

O evento é planejado com bastante antecedência e programado com muita dedicação, o que implica a compreensão de que nosso Seminário não se trata absolutamente de SPA ou lazer; tampouco se trata de evento ao qual a ausência parcial das atividades facilite o desenvolvimento do trabalho.

Entendemos, portanto, que as providências de todos os seminaristas, antes do Seminário,  quanto a seus compromissos, antes e depois do Seminário, contatos pessoais, sociais, visitas, namoros e assim por diante, devam ser tratados com antecedência e programação a fim de evitar telefonemas e interrupções absolutamente prejudiciais ao trabalho e à concentração desejada, à imersão ideal para os melhores ganhos de qualidade do próprio processo de desenvolvimento humano.

Para o perfeito funcionamento do Seminário de Desenvolvimento Humano – 2016 será necessário, pelo exposto acima, a observância rigorosa de todas as regras e normas a seguir por todos os membros seminaristas do evento:

  1. Não serão permitidos atrasos na chegada ao local do evento, ou, ainda pior, saídas inesperadas e antecipadas. Por isso, disponibilizamos, aqueles que desejarem, estar no local no início da noite de quinta participando do jantar de confraternização, e já permanecendo para as atividades do Seminário a terem inicio na manhã de sexta feira.
  2. É expressamente proibido fumar nas dependências da casa!
  3. Por favor, tenham cuidado com os itens e mobiliário pertencentes à casa! Se, por acidente, ocorrer a quebra ou dano de qualquer coisa na casa, comuniquem de imediato aos membros organizadores do evento.  
  4. Tenham muito cuidado com Prudence, especial convidada e participante experiente de todos os seminários do PEP. Ela é uma senhora idosa e frágil, demandando cuidados tais como que se evitem pisões e situações do gênero.
  5. Os participantes deverão estar presentes, animados e dispostos para o início das atividades na hora marcada, não sendo tolerados atrasos por motivos incompreensíveis tais como banhos, banheiros ocupados, calor, frio, sono ou qualquer outra indisciplina de ordem fisiológica, inaceitáveis para quaisquer indivíduos adultos.
  6. Após as 23:00 horas não deverá mais haver barulhos e conversas cujo volume perturbe o sono dos demais seminaristas: o descanso é fundamental para o processo ensino-aprendizagem. Para que se possa atingir os objetivos do Seminário é preciso dormir cedo, dormir bem, concentrar-se, planejar-se, acordar cedo, tomar café na hora e estar disponível cedo e com motivação para os trabalhos!
  7. Atividades sociais, conversas tarde da noite, “chacrinhas” e bate-papos em qualquer volume de voz e com qualquer número de pessoas não faz o menor sentido dentro da proposta de imersão de um seminário de Desenvolvimento Humano.
  8. Compromissos paralelos ao Seminário são inaceitáveis tais como saídas da casa por qualquer motivo, passeios fora da casa por qualquer motivo, exercícios físicos, corridas, meditação. Em imersão o desejável é que as pessoas consigam abrir mão da rotina pessoal!!!
  9. Não será permitida qualquer forma de gravação analógica ou digital durante o Seminário: nenhuma das Apresentações, Exposições Orais, Dinâmicas, Jogos, Vivências ou quaisquer das mídias escritas e vídeos utilizados poderão ser copiados;
  10. Nenhum participante do Seminário poderá utilizar qualquer dos materiais distribuídos durante o Seminário em outros contextos, eventos, grupos ou situações, não podendo xerocar nem distribuir qualquer dos materiais referidos a terceiros;
  11. Nenhum aparelho eletrônico deverá ser operado ou ligado, nem mesmo em modo stand-by ou avião durante as atividades do Seminário, incluindo-se aqui os telefones celulares, laptops, tablets, MP5 e assemelhados. A única exceção referir-se-á às câmeras digitais/celulares para tomadas de fotografias durante eventuais refeições, intervalos, ou sessões de fotos, usadas especialmente para tal finalidade, e sem afetar ou expor quaisquer transparências ou recursos audiovisuais utilizados no Seminário.  
  12. Nos  intervalos para almoço e jantar durante os dias do Seminário será possível e autorizada a utilização de telefones celulares para contatos importantes que se façam absolutamente necessários durante a estadia dos membros nas dependências do Seminário.  Quando em uso breve, nos casos e horários autorizados, os telefones deverão ser usados fora da casa.
  13. Lembre-se de que a idéia da imersão, do isolamento inclui evitar ao máximo as comunicações externas para a não interferência com os objetivos de desenvolvimento de competências e atitudes, todos os quais, por recomendação técnica, exigem concentração e foco, razão pela qual se realiza o Seminário em local diferente do meio social convencional de todos os participantes.
  14. Terminadas as sessões de fotos, nos intervalos designados, os celulares não deverão permanecer ligados e tampouco, no mesmo ambiente em que estiverem acontecendo as atividades do seminário, quaisquer que sejam elas.
  15. Durante as atividades do Seminário – sejam aulas, exposições, debates, filmes, apresentações, dinâmicas de grupo, exercícios físicos ou mesmo vivências grupais, os seminaristas deverão evitar ao máximo as ausências, saidinhas, idas e vindas, a fim de não perturbarem a concentração e o FOCO do grupo. Quando extremamente necessárias para idas ao banheiro – além dos intervalos regulares especialmente previstos para tal – façam de maneira discreta e rápida – quase “invisíveis”! Lembrem-se: para serem lideres transformadores e ser alguém de valor, é preciso ser capaz de dominar os instintos do próprio corpo!
  16. Quanto ao material didático e bagagem de todos os seminaristas, é importante ressaltar que vocês atentem para o transporte de medicamentos específicos e bens de uso pessoal – tais como roupas adequadas para calor ou frio, roupa de banho -, itens de higiene pessoal (sabonete, shampoo, pasta de dentes, fio dental e afins, escova/pente de cabelo) para evitarem imprevistos que dificultem o deslocamento e acesso a tais itens fora das dependências do local do Seminário. Levem doces, chocolates ou qualquer outra preferência semelhante.
  17. Quanto às roupas, conforto e informalidade são desejáveis. Sugerimos o uso de trainings, moletons leves, algodão, roupas que permitam alguma movimentação, pois haverá alguma atividade física envolvida, ainda que leve. Deve-se evitar AO MÁXIMO roupas vermelhas, cores berrantes, tudo deve ser muito zen! Nada de shortinhos, minissaias, bustiês, tops, biquínis. Nada de roupas brilhosas, lantejoulas, brilhos, fosforescências, tênis que piscam, acendem ou falam!!!
  18. Aconselho expressamente que levem roupas de frio!!! Há ar condicionado na casa e o mestre aprecia as temperaturas amenas – consideradas baixas pelos mortais em geral -, independente da temperatura atmosférica ou estação climática do ano!!!
  19. Os hábitos pessoais, rituais pessoais, idiossincrasias, manias, tendências, gostos e restrições, que tudo isto seja colocado em segundo plano, em suspenso, adiado, pelo tempo de duração do Seminário. Há de ser possível que as pessoas consigam disciplinar-se, dedicar-se e compartilhar tarefas, vivências, regras, normas com alegria, jubilo, contentamento, porque é um privilégio estar vivo, saudável, e disponível para uma vivência que promete ser iluminadora, reveladora, realizadora e bela.
  20. O seminário é lugar de amor, de carinho, de companheirismo, de alegria, mas não é MOTEL, NAMORÓDROMO ou SPA. Suas entradas e saídas dos quartos, atividades sonâmbulas, entre outras, devem abster-se de incomodar os demais, excesso de movimento e demandas outras que não o desenvolvimento humano, durante o dia ou durante a noite, podem ser atingidas em outras oportunidades ou locais que não o seminário.
  21. Toda gentileza, simpatia, colaboração, tolerância e boa vontade, além de paciência e disciplina serão muito bem-vindas durante o evento, uma vez que concebê-lo, planejá-lo, programá-lo, organizá-lo, implementá-lo e administrar quaisquer dificuldades e imprevistos, constituem sempre um desafio para o Mestre e bastante trabalho para os membros da Comissão, comprometidos com o sucesso do evento.
  22. O término das atividades do seminário será no domingo a noite. A saída do seminário é facultativa à própria noite de domingo ou na segunda pela manhã. Os responsáveis pelo seminário tem muitos afazeres neste momento final: tais como rearranjar os móveis, verificar se a casa está ok, organizar o material e equipamentos utilizados pelo mestre, entre outros. Ajuda é sempre bem vinda!!! O mestre vai com muito material por isso ofertas relativas à carona, não só para o mestre e os demais colegas, ou outras necessidades dos organizadores são um sinal de cuidado com o outro!!!
  23. Cumpre ressaltar que a organização do evento é feita com antecedência, e os comprometimentos em termos de valores de aluguel, alimentação e demais despesas são feitos com base no número de participantes confirmados previamente. Por isso, em caso de desistência, avisem aos membros da comissão organizadora com urgência. Desistências estarão sujeitas ao fluxo de caixa do Seminário, o que quer dizer considerar as despesas já efetuadas até então, não ficando garantida a devolução integral do valor pago.    

Aproveitem esta experiência singular em suas vidas porque seu poder de transformação pode ser valioso para o sucesso de todos nós e isto  depende, sobretudo, de uma atitude interior rumo ao FOCO, a VISÃO e a AÇÃO TRANSFORMADORA, todos os quais ocorrem sempre, e inexoravelmente, dentro de nós mesmos!

Saudações,

Mestre Rohm

(“A todos os que exploram as profundezas da vida, atravessando a noite escura, impelidos pela luz: a sabedoria começa pelo êxtase”- Sócrates,470- 399 A.C.)