Guerreiro, mas pacífico.

O caminho de si.

Bastei Brücke - Ponte dos Sonhos
Passar o dedo ou o mouse sobre a foto da Conquista da Ponte Bastei, Saxônia, Alemanha

Na área de desenvolvimento humano, o PEP proporciona atividades que visam exercício da disciplina para que as pessoas possam se apropriar do controle de seus sonhos e corpos em busca da liberdade, pois “Se você não está no controle do seu corpo, alguém ou alguma coisa está.” – Ricardo Rohm.

As diversas atividades realizadas, dentre elas a de pesquisa, possibilitam também que as pessoas desenvolvam o pensamento crítico e aprendam a se posicionar no seu dia-adia para combater toda forma de opressão, além de contribuir com a produção de conhecimento, em prol de uma transformação social.

Os estudantes são estimulados a desenvolverem o autoconhecimento; a aprenderem a conhecer e ver novas perspectivas acerca do mundo em que vivem. Buscamos promover não só a expansão da consciência individual, mas também contribuir para a expansão da consciência coletiva viabilizando uma sociedade que resgate os valores de justiça, bondade e beleza. O princípio básico da formação no PEP é que todos podem alcançar a excelência na ética.

“Nenhuma virtude permanecerá virtuosa se for patrimônio automático e condicionado a todo e qualquer sujeito: isso seria átomo, ou número ou qualquer outra monótona generalidade. Portanto, o que, à primeira vista, possa parecer estranho ou pouco virtuoso no comportamento de elementos das minorias, pode, em verdade, revelar uma teia complexa e rica de possibilidades para repensarmos o mundo, o devir, a ruptura e o próprio sofrimento que engendra a possibilidade de uma vontade de potência.”

Rohm, em Por uma elegia à Diferença!​​