Apreciação crítica das políticas de diversidade adotadas por organizações brasileiras e a elaboração de uma metodologia para a análise de sua eficácia

Ricardo Rohm, Felipe Fernandes e Emanuel Junior em UFRJ

📅 JICTAC 2010

Resumo:

O presente estudo tem por objetivo propor uma metodologia crítica de avaliação das políticas de diversidade adotadas pelas organizações brasileiras. Uma vez que é crescente o investimento das organizações em imagem corporativa relacionada à responsabilidade social, é necessária uma ferramenta com critérios objetivos para avaliar a eficácia das políticas inclusivas no âmbito da gestão de recursos humanos. Aventa-se a hipótese de que a primazia do marketing corporativo poderia determinar a concepção e a divulgação de políticas inclusivas da diversidade em organizações brasileiras (Saraiva e Irigaray, 2009), sem que elas, todavia, esclarecessem e assumissem o compromisso de uma ação equilibrada e justa para as minorias culturais e sexuais dos quadros destas organizações (Vergara e Irigaray, 2007). Por conta disso, serão estudados os índices existentes e, a partir deles, propor-se-á um índice de mensuração quantitativo do desempenho das políticas de diversidade.

Compartilhar


Inspiração para o comentário:
Lembre-se de que você veio aqui, porque compreendeu a necessidade de lutar contra si mesmo. Agradeça, portanto, a quem lhe proporcione a ocasião para isso.
Gurdjieff
Alterar sua foto de perfil ou fazer login.

Deixe um comentário

  1. <strong>Texto em negrito</strong>
  2. <em>Texto em itálico</em>
  3. <blockquote>Citação de mais de 3 linhas</blockquote>
  4. 🙏
  5. 👏
  6. 🤩
  7. 😍
  8. 😘
  9. ❤️
  10. 😉
  11. 😊
  12. 😁
  13. 👍
  14. 🤔
  15. 😄
  16. 😎
  17. 🐘