ResearchGate – Publicação – Publicação na RBEO
Resumo:
Objetivou-se analisar o compromisso empresarial com a comunidade LGBTQIA+ no Brasil. Utilizou-se de método misto de análise de conteúdo (VERGARA, 2005) para investigar a midiatização de ações de gestão da diversidade sexual de empresas filiadas ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. Realizou-se uma pesquisa documental em duas etapas a fim de identificar as empresas de maior visibilidade e a frequência estatística das ações empresariais pró-diversidade. Com base na crítica à gestão da diversidade, foi constatada a precariedade da divulgação das ações das empresas quando em comparação ao compromisso social firmado, especialmente nas que se referem às pessoas transgênero. Por fim, os resultados caracterizaram o provável cenário em que as empresas não divulgam determinada ação porque não a realizam, o que possibilitou a definição da Gestão da Imagem Organizacional.
Abstract:
The paper aimed to analyze the social commitment towards the LGBTQIA+ community in Brazil. It was used a mixed method of content analysis (VERGARA, 2005) to investigate the publicizing of sexual diversity management actions of companies affiliated to the Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. A two-stage documentary research was conducted in order to identify the most visible companies and the statistical frequency of pro-diversity corporate actions. Based on the critics of diversity management, it was observed the precariousness of the companies’ actions disclosure when compared to their social commitment, especially regarding transgender people. Finally, the results pointed out to a scenario in which the prominent companies do not disclose such actions because they do not perform it, which enabled the definition of Organizational Image Management.
Keywords: Social commitment; Sexual diversity management; Sexual minorities; Organizational Image Management; Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+.
Deixe um comentário