The role of digital activism within social movements to foster democratization in the global south: the case of Ni Una Menos

Português Resumo:

A partir da difusão das tecnologias digitais para a comunicação, teve início um processo de geração e acumulação de dados pelo Norte Global, composto pelas empresas proprietárias dessas plataformas. Surge então o big data, que tem servido para fins de controle e exploração das populações do Sul Global. Os movimentos sociais atuam neste contexto como agentes externos à estrutura que perpetua essa dominação, e assim podem abrir caminho para a construção de relações mais democráticas (SANTOS, 2016). Na presente pesquisa, considera-se o aumento das liberdades individuais tais como desenvolvidas por Sen (2010) como indicador para se analisar o aumento da democratização. Portanto, o principal objetivo deste trabalho é destacar as contribuições e impactos dos movimentos sociais sobre o processo de democratização por meio da esfera digital. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de construir o modelo analítico posteriormente utilizado para o estudo do caso Ni Una Menos. O movimento Ni Una Menos foi escolhido por ser um movimento recente, ativo, consistente e representativo do Sul Global, além de já ter apresentado impactos concretos para a sociedade na Argentina. A montagem do caso se baseou na coleta de materiais documentais levantados nas redes sociais e site do movimento, além do uso de reportagens jornalísticas para compor o contexto em que o movimento atua. Com este trabalho, espera-se notar de que formas as tecnologias digitais são empregadas pelo Ni Una Menos, de modo a destacar as suas táticas digitais e como elas contribuem para o aumento da democratização.

Date: 5 October 2019

Inglês Abstract:

Goal: In the present research the authors consider the increase in individual freedoms as described by Sen (2010) as an indicator to analyze the increase in democratization. The main goal of this research is to evaluate the feasibility of a new analytical model concerning the planning and usage of digital strategies and resources in order to empower the efficacy and impacts of social movements initiatives. The case of NI UNA MENOS (NUM) in Argentina was chosen for being recent, active, consistent and for taking place on the Global South. The case was based in the colection of documental materials gathered from NUM’s Instagram account considering the period between July 2018 and July 2021. The authors expect to highlight ways in which NUM deploys digital technologies in order to point out the movement’s digital tactics and how they can contribute to the increase in democratization.

📄 Arquivos

1. adicionou um objetivo do projeto

1 Recomendação:
    Gabriel de Souza Valuano

2. adicionou uma atualização

The present authors selected the social network Instagram to analyze the case Ni Una Menos, since this is the platform in which the movement publishes new content with the highest frequency. The authors elaborated a matrix of criteria to classify each post collected from the social network in order to filter the publications and prioritize those most relevant and pertinent to the goal of this research. This analysis aims to evaluate the feasibility of a new analytical model concerning the planning and usage of digital strategies and resources in order to empower the efficacy and impacts of social movements initiatives.

Os presentes autores selecionaram a rede social Instagram para analisar do caso Ni Una Menos, observando a rede que possuía maior frequência de postagens. Foi elaborada uma matriz de critérios para classificar cada postagem coletada dessa rede, de forma a filtrar as ocorrências e priorizar aquelas de maior relevância e pertinência ao objetivo da presente pesquisa. Tal análise tem por objetivo avaliar a aplicabilidade de um novo modelo analítico voltado para o planejamento e uso de estratégias e recursos digitais de forma a potencializar a eficácia e os impactos das iniciativas de movimentos sociais.

1 Recomendação:
    Gabriel de Souza Valuano