As práticas de sustentabilidade e sua relação com governança corporativa em uma grande empresa do setor de construção civil no Brasil


Ricardo Rohm, Carine Oliveira e Bruno Reis em UFRJ

📅 JICTAC 2012

Resumo:

O presente estudo objetiva verificar as práticas de sustentabilidade de uma das maiores empresas brasileiras do setor de construção civil (CBIC, 2011). Pesquisar esse setor se faz relevante por seu já sabido grande impacto ambiental e também econômico e social, já que 90% de sua mão de obra é proveniente das classes menos favorecidas da população. Reconhecidamente, o International Council For Research and Innovation Building and Construction (1999) declarou que nenhum setor como o da construção tem um papel tão fundamental na atuação para o alcance de sociedades mais sustentáveis. A avaliação das práticas de sustentabilidade será feita através da análise da política adotada e divulgada no site institucional, bem como os relatórios anuais divulgados no mesmo, materiais de comunicação internos e treinamentos que façam parte da política da organização, além da análise das formas pelos quais aspectos econômicos e socioambientais são tratados no dia-a-dia no chão de fábrica em uma das obras da empresa. A coleta dos dados no campo será baseada em um checklist elaborado a partir das informações divulgadas pela empresa com apoio na revisão bibliográfica sobre o assunto. Entendendo que a divulgação da prática sustentável revela a aparente importância que esta tem para a organização, e para que se possa ir além da verificação da existência e descrição da prática sustentável, pretende-se confrontar os dados institucionais com os gerados pela observação, para possibilitar que seja feita alguma inferência sobre a qualidade e eficiência da execução de tais práticas. Para tanto, se faz necessário um estudo de caráter qualitativo, com prévia revisão de material bibliográfico e baseado nos indicadores desenvolvidos pelo Instituto Ethos e no Modelo ESA para avaliação de sustentabilidade na construção civil (LIBRELOTTO, 1999). Tal pesquisa preliminar fundamentará a observação e os instrumentos de coleta de dados posteriores.

Compartilhar


Postado por


Inspirações para o comentário:
abate, alegria, amuo
ânimo, ardor, arte
susto, avidez, bobeira
calma, cansaço, carranca
coleção, confusão, contemplação
criação, curiosidade, depressão
descontente, deslumbre, despertez
determinação, diversão, doente
empolgação, encanto, energia
esperança, espirituosa/o, estranheza
estresse, feliz, gelo
ímpeto, irritação, melancolia
nerd, ocupação, peculiar
pensamento, realização, riso
saltitante, satisfação, sombra
surpresa, trabalhando, travessa/o
triste, zanga
Lembre-se de que você veio aqui, porque compreendeu a necessidade de lutar contra si mesmo. Agradeça, portanto, a quem lhe proporcione a ocasião para isso.
Gurdjieff
Você pode alterar sua foto de perfil no Gravatar ou fazer login.

Deixe um comentário