Não é difícil mencionar as pessoas que deram forma ao que fiz e faço durante minha trajetória acadêmico-profissional. Também não é difícil descrever a contribuição de cada uma delas. Afinal, acostumamo-nos a acreditar que a condição sine qua non para existência de uma trajetória é justamente poder contar o que e como se fez alguma coisa: existe uma trajetória quando tudo está organizado em torno do que aconteceu, do que passou e, portanto, do que já está acabado em algum lugar do passado. Porém, o exercício se torna mais difícil quando essas pessoas ainda são responsáveis pelos diferentes movimentos que…
Entrei em 2018 no PEP, após cursar duas vezes a matéria de Psicologia das Organizações com o Mestre… me aproximei e pedi a ele para entrar no grupo, pois estava interessado em fazer pesquisa, estudar e aprender mais. Fico fascinado com a capacidade e o exemplo que ele é para as pessoas. As aulas são infinitas, parece que nunca acabam, porque na metade da explicação a mente viaja para outro planeta, e quando o tempo acaba e saímos da sala, não tem problema: as reflexões seguem no mesmo universo, seja no ônibus, em casa, na sorveteria, ou na próxima aula.…
Aprendi muito durante o processo em que estive no grupo de pesquisa e destaco a felicidade do compartilhamento de saberes científicos e estímulo à reflexão crítica acerca de ferramentas em prol da diversidade. Também tínhamos espaço, liberdade e engajamento através da produção acadêmica sobre gestão, proposição de matérias legislativas, compartilhamento de notícias de práticas de referência e troca em todas as áreas do conhecimento cujas ações culminavam na redução da intolerância nas instituições e de uma sociedade comprometida com valores positivos. Mais de dez anos depois, se percebemos conceitos apropriados pela humanidade e líderes engajados na transformação em prol de…