O cérebro para além de seu crânio, brilhante, de Ricardo Henry Dias Rohm, já era Professor Doutor na melhor Universidade Pública do Brasil e comprometido com intelectuais ao redor do globo, quando decide abrir espaço em sua agenda para conceber o Programa de Pesquisa PEP-ROHM em 2007. O motivo da existência do PEP na UFRJ é um grande ensinamento de Professor Rohm, porque o objetivo dele não foi o de convidar apenas professores, e sim permitir aos alunos em início de vida e carreira a aprenderem e agirem com um Mestre dos Mestres.
O comprometimento do Professor Doutor Ricardo Rohm em educar a juventude é singular diante do futuro medíocre que se constrói no Brasil com o desinvestimento em educação pública para todos. Traz muito orgulho ver que o PEP significa a mudança, porque no dia-a-dia os alunos querem – se dedicam e alcançam! – excelência, a despeito de todos os desincentivos do cenário. Não se trata de melhorar a própria vida no PEP. Formam-se pesquisadores, formam-se lideranças transformadoras, formam-se trabalhadoras e pessoas excepcionais que retribuem com ação e diálogo aonde o sonho não tinha vez. No PEP-ROHM aprendi o que é o pleno diálogo.
É inimaginável o que a minha e nossas vidas teriam sido na cidade do Rio de Janeiro, quem seríamos hoje, se este mundo em que vivemos não tivesse sido transformado pelo Professor. Este programa de pesquisa demanda profundo respeito, porque é comprometido com você, mesmo que você não saiba. A cada dia, o PEP está sendo construído por mais pessoas que se comprometem com a proposta de tornar nossa sociedade uma vanguarda de si. Mestre Rohm vive, por isso cabe a nós decifrar esta sinfonia grandiosa de educação oferecida desde o primeiro (e em todos) os contatos, de modo a levarmos adiante as vidas de Mestre, seus ensinamentos que acessam o novo futuro.