Empowerment e governança corporativa: um binômio de excelência na valorização da subjetividade e no desenvolvimento profissional de estagiários universitários

Ricardo Rohm e Marcelo Guimarães em UFRJ

📅 JICTAC 2008

Analisando o conceito de empowerment, que propõe uma maior autonomia e participação dos funcionários da organização na tomada de decisão e administração das empresas, este trabalho analisará como a governança corporativa, ao propor padrões de gestão mais transparentes, podem facilitar o entendimento da lógica global do processo de tomada de decisão gerencial, impulsionando e permitindo uma maior influência dos estagiários na gestão das empresas, mediante estudo das práticas gerenciais e programas de formação de estagiários que contemplem estas interações e possibilidades. Para analisar esta influência recíproca entre o estagiário e a organização, resgata-se o conceito de subjetividade, em suas dimensões críticas, presente em autores franceses importantes tais como: Felix Guatari e Gilles Delleuze. Relacionando a valorização da subjetividade com o maior envolvimento e participação do estagiário no trabalho busca-se analisar como isto ocorre em empresas de diversos setores, utilizando-se como metodologia, entrevistas semidirigidas e realizadas em profundidade com diretores de empresa, lideranças de projetos estratégicos bem como, especialmente, dirigentes e técnicos de Recursos Humanos, e estagiários. Busca-se, por fim, avaliar em quais situações e cenários o conceito de empowerment é devidamente aplicado no estágio universitário almejando a ampliação da compreensão dos estagiários acerca dos ambientes de negócios, de suas carreiras e possibilidades de desenvolvimento humano.

Inspiração para o comentário:
Alterar sua foto de perfil ou fazer login.