Liderança transformadora – um estudo sobre a formação de líderes com capacidade para inovar e superar os modelos de gestão de caráter funcionalista no âmbito do curso de Administração da UFRJ

Ricardo Rohm e André Cabral em UFRJ

📅 JICTAC 2011

Em nossa sociedade, em permanente transformação, a formação de gestores com a capacidade para inovar, romper normas e vencer desafios, bem como inspirar aqueles sob seu comando é de grande importância para o avanço das organizações e da civilização que delas depende. A complexidade dos problemas de gestão está desafiando as visões e modelos mais tradicionais, funcionalistas de tratamento e tomada de decisões por parte dos gestores. É preciso avançar e superar modelos rumo a uma compreensão mais integrativa, holísitca da realidade, dos desafios que a sociedade enfrenta no ambiente organizacional. Este projeto tem como objetivo comparar o perfil dos alunos de Administração UFRJ, levantados através de uma ferramenta específica, com as competências identificadas na academia sobre liderança transformadora. Para isso traçar-se-á o perfil de um líder transformador através do estudo de textos e artigos sobre o tópico e aplicar-se-á um questionário aos alunos de Administração, mensurando o alinhamento destes alunos com o perfil traçado através dos estudos. Uma vez que a visão social deve nortear as ações de liderança transformadora, para que sejam eficazes e efetivas, espera-se, em primeiro lugar, identificar os alunos possuidores de sólida visão social no curso de Administração da UFRJ; em segundo lugar, de acordo com a perspectiva do corpo discente, procurar-se-á correlacionar os atributos da liderança transformadora com as características de liderança identificadas junto ao corpo discente. Espera-se que os resultados mostrem se o curso de Administração atende aos valores preconizados socialmente e se os alunos do curso de Administração são possuidores de liderança em caráter transformador.

Postado por

Inspirações para o comentário:
abate, alegria, amuo
ânimo, ardor, arte