Resumo:
A tecnologia acompanha o desenvolvimento do homem, simplificando processos e facilitando o bem-estar. Segundo Turkle (2012), com o desenfreado crescimento da tecnologia digital, iniciou-se um distanciamento entre como nos apegamos à tecnologia e a maturidade necessária para utilizá-la. A forma inapropriada de se lidar com a tecnologia, modificada devido a este fenômeno, torna ela mesma seu próprio fim, como observa-se nas redes sociais, onde ampliou-se seu espaço no mundo como instrumento de comunicação. Para evitar tomara tecnologia como finalidade, Toyama (2015) propõe que haja um intermediário, um professor, um tutor, alguém que guie a aprendizagem da tecnologia, permitindo sua utilização consciente e focada. Essa conjuntura e outras analisadas no estudo afetam a formação e desenvolvimento de novas lideranças transformadoras, preferencialmente comprometidas com o desenvolvimento humano e organizacional de seus seguidores (HAY, 2010). O presente estudo faz uma revisão bibliográfica a fim de parametrizar quais são as competências da liderança transformadora, além de identificar os fundamentos do uso das tecnologias e suas consequências mediante análises de materiais publicados nacionais e internacionais sobre o tema a partir de 2010. Pretende-se com esse estudo estimular uma reflexão crítica no público de formação de lideranças em ambientes organizacionais, de modo que tenham maior conhecimento sobre os benefícios da liderança transformadora e os desafios da tecnologia moderna para seu desenvolvimento.