Resumo:
Identificar os processos pelos quais o valor social é gerado a partir da literatura científica dos últimos 10 anos e analisar os possíveis indicadores para a sua mensuração considerada as especifidades da gestão social no Brasil.
Os desafios contemporâneos, principalmente ligados à sociedade e ao meio ambiente, surgiram a partir do séc. XVIII, no qual as principais características da sociedade de hoje vieram a ser estruturadas com base nas premissas de acumulação de riquezas como finalidade última da vida (COMPARATO, 2011) e desigualdade natural entre os homens (GALBRAITH, 1972). Neste período o sistema de capital começou a ser propagado, ganhando os contornos expansionistas e destrutivos atuais, em que tudo é regido segundo sua lógica (MESZAROS, 2009). Houve uma inversão ética em que os homens e a natureza passaram a ser oportunidade de lucro, e o capital foi valorizado, ganhando o status de pessoa jurídica (COMPARATO,2011). Esse entendimento sobre o capital moldou o formato das corporações ao longo da história, permitindo diversas ilegalidades em suas estruturas sem que houvesse punição, dando as muitas empresas um comportamento psicopata, em que tudo é justificado na busca egoísta por lucro (BAKAN, 2003).
Para minimizar os impactos negativos, aos indivíduos e à natureza, é preciso pensar novos meios de produção e gestão. O empreendedorismo social se apresenta como uma forma de gestão que atende as demandas sociais desse tempo, ele não nega o lucro quando este é positivo e não abusivo (ROHM, 2018), mas volta seu foco para a criação de inovações que auxiliem na resolução de problemas sociais, sendo prioridade a criação de valor social. A presente pesquisa tem como objetivo identificar os processos pelos quais o valor social é gerado, analisando este conceito para além da dimensão econômica, destacando na dimensão social a importância e o potencial transformador dentro da sociedade. A fim de compreender o conceito de valor social em todos os âmbitos que o circundam e integram, serão abordados os aspectos internos (indivíduos) e externos (ambiente) que influenciam a criação de valor social segundo Korsgaard e Anderson (2011). Para tal realização, será desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, dentro da delimitação temporal de 10 anos, dado a recente discussão sobre o tema, a fim de identificar possíveis indicadores para a mensuração do valor social, considerando as especificidades da gestão social no Brasil, com o propósito de explicitar a importância da gestão social e de definir o potencial estratégico que a adoção de modelos de gestão que gerem valor social pode trazer aos empreendimentos que desejam reduzir as consequências negativas de sua atuação na sociedade. O presente estudo caracteriza-se pela abordagem qualitativa, norteada pela interpretação de fenômenos sociais, e também quantitativa pois propõe a formulação de indicadores (GOMES;ARAÙJO ), metodologia de pesquisa descritiva, pois tange a descrição de um fenômeno e de suas variáveis, e compreenderá, também, uma pesquisa documental, pois examina materiais de natureza diversa, que não foram criticamente analisados ou que serão reexaminados buscando novas interpretações (GODOY, 1995).