A percepção de gestores e empregados com relação às dificuldades de implementação de políticas de diversidade nas organizações: um estudo de caso no Rio de Janeiro


Ricardo Rohm e Felipe Fernandes em UFRJ

📅 JICTAC 2010

Resumo:

Quando se fala em políticas de diversidade nas organizações, muitos problemas podem ser observados na prática. Incapacidade dos gestores em lidar com a diferença, preconceitos por parte dos gestores ou dos empregados, falta de credibilidade dos processos perante a visão dos empregados, descrença na efetividade das políticas para os olhos das minorias, existência de certo nível de permissividade geral e ausência de senso coletivo da diversidade (Diniz e Gandra, 2009; Saraiva e Irigaray, 2009; Siqueira, Ferreira e Zauli-Fellows, 2006). Por conta das diferenças existentes entre os planos igualitários – no papel – e os processos políticos e gerenciais de implementação das ações pró-diversidade – a prática quotidiana – e levando-se em conta a crescente importância do assunto nos dias atuais, é importante estabelecer quais são as dificuldades percebidas pelos gestores e pelos empregados para que as políticas de diversidade possam ser implementadas com efetividade, praticadas para valer nas organizações brasileiras. Para tal, constituir-se-á uma análise das políticas de recursos humanos de uma empresa brasileira, situada no Rio de Janeiro, a ser definida em estudo exploratório junto à ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos), mediante elaboração e implementação de entrevistas estruturadas, consulta a projetos e documentos disponíveis bem como revisão da literatura pertinente a fim de se definir parâmetros de análise e compreensão da temática. Buscar-se-á, pois, o levantamento das dificuldades e das sugestões técnicas para sua superação no sentido de que se produzam recomendações de consultoria para outras organizações que pretendam realmente implementar políticas de diversidade nas organizações.


Compartilhar


Inspiração para o comentário:
Lembre-se de que você veio aqui, porque compreendeu a necessidade de lutar contra si mesmo. Agradeça, portanto, a quem lhe proporcione a ocasião para isso.
Gurdjieff
Você pode alterar sua foto de perfil no Gravatar ou fazer login.

Deixe um comentário