A percepção de gestores e empregados com relação às dificuldades de implementação de políticas de diversidade nas organizações: um estudo de caso no Rio de Janeiro


Ricardo Rohm e Felipe Fernandes em UFRJ

📅 JICTAC 2010

Resumo:

Quando se fala em políticas de diversidade nas organizações, muitos problemas podem ser observados na prática. Incapacidade dos gestores em lidar com a diferença, preconceitos por parte dos gestores ou dos empregados, falta de credibilidade dos processos perante a visão dos empregados, descrença na efetividade das políticas para os olhos das minorias, existência de certo nível de permissividade geral e ausência de senso coletivo da diversidade (Diniz e Gandra, 2009; Saraiva e Irigaray, 2009; Siqueira, Ferreira e Zauli-Fellows, 2006). Por conta das diferenças existentes entre os planos igualitários – no papel – e os processos políticos e gerenciais de implementação das ações pró-diversidade – a prática quotidiana – e levando-se em conta a crescente importância do assunto nos dias atuais, é importante estabelecer quais são as dificuldades percebidas pelos gestores e pelos empregados para que as políticas de diversidade possam ser implementadas com efetividade, praticadas para valer nas organizações brasileiras. Para tal, constituir-se-á uma análise das políticas de recursos humanos de uma empresa brasileira, situada no Rio de Janeiro, a ser definida em estudo exploratório junto à ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos), mediante elaboração e implementação de entrevistas estruturadas, consulta a projetos e documentos disponíveis bem como revisão da literatura pertinente a fim de se definir parâmetros de análise e compreensão da temática. Buscar-se-á, pois, o levantamento das dificuldades e das sugestões técnicas para sua superação no sentido de que se produzam recomendações de consultoria para outras organizações que pretendam realmente implementar políticas de diversidade nas organizações.

Compartilhar


Postado por


Inspirações para o comentário:
abate, alegria, amuo
ânimo, ardor, arte
susto, avidez, bobeira
calma, cansaço, carranca
coleção, confusão, contemplação
criação, curiosidade, depressão
descontente, deslumbre, despertez
determinação, diversão, doente
empolgação, encanto, energia
esperança, espirituosa/o, estranheza
estresse, feliz, gelo
ímpeto, irritação, melancolia
nerd, ocupação, peculiar
pensamento, realização, riso
saltitante, satisfação, sombra
surpresa, trabalhando, travessa/o
triste, zanga
Lembre-se de que você veio aqui, porque compreendeu a necessidade de lutar contra si mesmo. Agradeça, portanto, a quem lhe proporcione a ocasião para isso.
Gurdjieff
Você pode alterar sua foto de perfil no Gravatar ou fazer login.

Deixe um comentário