O assédio moral nas organizações: a discussão do papel do corpo docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro na formação dos administradores para o enfrentamento deste desafio

Ricardo Rohm, Bruno Reis e Carine Oliveira em UFRJ

📅 JICTAC 2012

Resumo:

O objetivo deste estudo é buscar informações que relatem se os professores da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) estão atuando, na função de líderes e educadores, como agentes capazes de influenciar e mesmo de diminuir o assédio moral dentro das organizações e, especialmente, dentro das universidades públicas. Mediante o desenvolvimento de uma consciência crítica em seus alunos, pautada em valores éticos, em responsabilidade socioambiental e inclusão das minorias nas práticas de gestão organizacional, a relevância passa por mostrar à sociedade que o professor universitário tem o dever e a responsabilidade de não apenas colaborar para as corporações, mas para a plena formação ética dos novos profissionais formados mediante sua prática pedagógica. A metodologia utilizada é de pesquisa de cunho qualitativo, baseada em entrevistas em profundidade junto à professores de cursos de formação de administradores, engenheiros e economistas da UFRJ em estudo piloto, pretendendo-se no futuro analisar e correlacionar estes resultados com os provenientes de outros cursos de graduação da UFRJ.

Compartilhar


Inspiração para o comentário:
Lembre-se de que você veio aqui, porque compreendeu a necessidade de lutar contra si mesmo. Agradeça, portanto, a quem lhe proporcione a ocasião para isso.
Gurdjieff
Alterar sua foto de perfil ou fazer login.

Deixe um comentário

  1. <strong>Texto em negrito</strong>
  2. <em>Texto em itálico</em>
  3. <blockquote>Citação de mais de 3 linhas</blockquote>
  4. 🙏
  5. 👏
  6. 🤩
  7. 😍
  8. 😘
  9. ❤️
  10. 😉
  11. 😊
  12. 😁
  13. 👍
  14. 🤔
  15. 😄
  16. 😎
  17. 🐘