PROGRAMA DE ESTUDOS E PESQUISAS EM
DESENVOLVIMENTO HUMANO, FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS TRANSFORMADORAS E GOVERNANÇA SOCIAL
Eponina, Ernesto Nazareth
,

O assédio moral nas organizações: a discussão do papel do corpo docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro na formação dos administradores para o enfrentamento deste desafio


📅 JICTAC 2012

Resumo:

O objetivo deste estudo é buscar informações que relatem se os professores da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) estão atuando, na função de líderes e educadores, como agentes capazes de influenciar e mesmo de diminuir o assédio moral dentro das organizações e, especialmente, dentro das universidades públicas. Mediante o desenvolvimento de uma consciência crítica em seus alunos, pautada em valores éticos, em responsabilidade socioambiental e inclusão das minorias nas práticas de gestão organizacional, a relevância passa por mostrar à sociedade que o professor universitário tem o dever e a responsabilidade de não apenas colaborar para as corporações, mas para a plena formação ética dos novos profissionais formados mediante sua prática pedagógica. A metodologia utilizada é de pesquisa de cunho qualitativo, baseada em entrevistas em profundidade junto à professores de cursos de formação de administradores, engenheiros e economistas da UFRJ em estudo piloto, pretendendo-se no futuro analisar e correlacionar estes resultados com os provenientes de outros cursos de graduação da UFRJ.

🗺️ Cidade


📅 Data da publicação



🔖 Palavras-chave



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

 

🙏

👏

🤩

😍

😘

❤️

😉

😊

😁

👍

🤔

😄

😎

🐘

Alterar sua foto de perfil
Inspiração:
Gurdjieff
Lembre-se de que você veio aqui, porque compreendeu a necessidade de lutar contra si mesmo. Agradeça, portanto, a quem lhe proporcione a ocasião para isso.