PROGRAMA DE ESTUDOS E PESQUISAS EM
DESENVOLVIMENTO HUMANO, FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS TRANSFORMADORAS E GOVERNANÇA SOCIAL
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O assédio moral nas organizações: a discussão do papel do corpo docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro na formação dos administradores para o enfrentamento deste desafio


Prof. Dr. Ricardo Rohm

orientou essa

em PEP-ROHM em

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JICTAC 2012

Resumo:

O objetivo deste estudo é buscar informações que relatem se os professores da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) estão atuando, na função de líderes e educadores, como agentes capazes de influenciar e mesmo de diminuir o assédio moral dentro das organizações e, especialmente, dentro das universidades públicas. Mediante o desenvolvimento de uma consciência crítica em seus alunos, pautada em valores éticos, em responsabilidade socioambiental e inclusão das minorias nas práticas de gestão organizacional, a relevância passa por mostrar à sociedade que o professor universitário tem o dever e a responsabilidade de não apenas colaborar para as corporações, mas para a plena formação ética dos novos profissionais formados mediante sua prática pedagógica. A metodologia utilizada é de pesquisa de cunho qualitativo, baseada em entrevistas em profundidade junto à professores de cursos de formação de administradores, engenheiros e economistas da UFRJ em estudo piloto, pretendendo-se no futuro analisar e correlacionar estes resultados com os provenientes de outros cursos de graduação da UFRJ.

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Elaboração de abstract e resumo


Sumário das partes da pesquisa/capítulos da monografia