PROGRAMA DE ESTUDOS E PESQUISAS EM
DESENVOLVIMENTO HUMANO, FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS TRANSFORMADORAS E GOVERNANÇA SOCIAL
Eponina, Ernesto Nazareth
, , ,

A importância do desenvolvimento de competências essenciais nas lideranças para a implementação efetiva de políticas de diversidade nas organizações


📅 JICTAC 2010

Resumo:

A gestão da diversidade é cada vez mais estudada, tanto nas organizações quanto na academia (Galeão-Silva e Alves, 2002; Saraiva e Irigaray, 2009). Entretanto, muitos problemas são apresentados na hora de se implementarem políticas de diversidade nas organizações. Pesquisas demonstram que políticas de diversidade nas organizações, quando mal administradas, podem apresentar desempenho inferior (Richard et al., 2004). Políticas que no papel se apresentam bem estruturadas, muitas vezes encontram dificuldades de atenderem adequadamente às necessidades dos indivíduos a que se destinam nas organizações, quando são gradativamente implementadas. Observa-se então uma crescente importância do papel da liderança no que tange à efetividade das políticas de diversidade, tendo o líder um papel essencial para que a implementação de políticas se efetive. O presente artigo visa à compreensão da importância do papel da liderança e estabelecer quais são as competências essenciais para a implementação das políticas de diversidade para que seja possível alcançar resultados adequados e significativos para as minorias a que se destinam, além da flexibilização na cultura organizacional alcançada por meio destas políticas. Para tal, será feito um estudo com duas organizações que sejam reconhecidas por suas boas políticas de diversidade, a partir de um levantamento exploratório na literatura de gestão atual, além da imprensa para se identificar e dimensionar adequadamente os casos a serem tratados.

🗺️ Cidade


📅 Data da publicação



🔖 Palavras-chave



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

 

🙏

👏

🤩

😍

😘

❤️

😉

😊

😁

👍

🤔

😄

😎

🐘

Alterar sua foto de perfil
Inspiração:
Gurdjieff
Lembre-se de que você veio aqui, porque compreendeu a necessidade de lutar contra si mesmo. Agradeça, portanto, a quem lhe proporcione a ocasião para isso.