PROGRAMA DE ESTUDOS E PESQUISAS EM
DESENVOLVIMENTO HUMANO, FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS TRANSFORMADORAS E GOVERNANÇA SOCIAL
Eponina, Ernesto Nazareth
,

Estado e Sociedade nos anos 90: cartografias pendulares sobre a América Latina

Autores


📖 Publicação

Resumo:

Este artigo analisa algumas características fundamentais da relação Estado/sociedade na chamada era pós-industrial e pós-moderna, a partir das reflexões de alguns renomados pensadores contemporâneos da filosofia e das ciências sociais. O desenho de cenários da atual crise civilizatória, tanto a de valores quanto a das instituições sociais e políticas da realidade latino-americana, enseja a discussão da derrocada da matriz sócio-política vigente em seus países. Sugere algumas reflexões quanto a seu futuro, enfatizando a redefinição do papel do Estado e a relevância da democratização social para a consolidação democrática e almeja comextualizar as questões relacionadas à cultura política, ao tipo de sistema político e ao papel da sociedade civil na institucionalização de sociedades ditas retardatárias e periféricas.

Referência:

ROHM, R. H. D.. Estado e Sociedade nos anos 90: cartografias pendulares sobre a América Latina. RAP. Revista Brasileira de Administração Pública, v. 33, p. 95-107, 1999.

🗺️ Cidade


📅 Data da publicação



🔖 Palavras-chave



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

🙏

👏

🤩

😍

😘

❤️

😉

😊

😁

👍

🤔

😄

😎

🐘

Alterar sua foto de perfil
Inspiração:
Gurdjieff
Lembre-se de que você veio aqui, porque compreendeu a necessidade de lutar contra si mesmo. Agradeça, portanto, a quem lhe proporcione a ocasião para isso.