Resumo:
A governança corporativa é pauta em valores como ética, equilíbrio de direitos aos acionistas e stakeholders, transparência nas informações e responsabilidade socioambiental. Ela deve ser entendida como parte de um contexto econômico mais amplo, com as políticas socioeconômicas em que ela se desenvolve, se estiver atrelada a questões legais, regulatórias e institucionais; no longo prazo, contempla ainda as questões éticas e o comprometimento social e ambiental (OECD, 2004). Temas como ética e governança corporativa vêm ocupando cada vez mais espaço no cenário acadêmico e empresarial. Tem-se notado, sobretudo nos últimos trinta anos, uma crescente preocupação das sociedades privadas em desenvolver e praticar atividades dentro do que se enquadraria em posturas éticas e de conduta aceitável perante a sociedade e o meio ambiente (Berardi, 2008). Apesar do aprofundamento nos debates sobre governança e da crescente pressão para a adoção das boas práticas de Governança Corporativa, o Brasil ainda se caracteriza pela alta concentração do controle acionário, pela baixa efetividade dos conselhos de administração e pela alta sobreposição entre propriedade e gestão (IBGC, 2012). Há o reconhecimento de que boas práticas éticas contribuem para o sucesso das organizações. Criaram-se diferentes indicadores, justamente com o interesse de quantificar o que seria o impacto causado a partir da adoção dessas ações de responsabilidade social (DRUCKER, 1984). Entretanto, nota-se uma aparente escassez da abordagem de questões vinculadas à ética nos estudos realizados em governança pelas disciplinas de Administração (Berardi, 2008), sendo ela no Brasil, ainda muito relacionada à Administração de finanças e pouco questionadora sobre as questões éticas e socioambientais, fundamentais para a sustentabilidade das organizações. A pesquisa tem caráter exploratório e contará com um levantamento bibliográfico para compreender o conceito de Governança Corporativa no Brasil e sua relação com a ética empresarial. Além disso, contemplará um estudo de campo a fim de sugerir questões de pesquisa e tendências de gestão em 4 empresas no Rio de Janeiro no que diz respeito as práticas das empresas brasileiras bem avaliadas nos indicadores de governança corporativa no Brasil e seu alinhamento com a abordagem da ética sugerida pela teoria da governança.
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