Políticas inclusivas de recursos humanos e gestão da diversidade: imagem corporativa ou práticas efetivas rumo à igualdade?


Ricardo Rohm e Emanuel Junior em UFRJ

📅 JICTAC 2009

Resumo:

O estudo objetiva analisar se existem diferenças significativas entre o que as empresas se propõem em termos de promoção da diversidade – sua visão, o discurso de seus líderes e suas políticas formais de recursos humanos – e o que é praticado efetivamente em termos de promoção e valorização da diversidade no ambiente organizacional. Buscar-se-á, mediante a análise do discurso de diversos executivos entrevistados bem como da própria documentação existente acerca das políticas de recursos humanos adotadas, em uma empresa de grande porte da cidade do Rio de Janeiro, comparar criticamente tais dados com outros estudos de casos documentados na literatura de administração dos últimos anos. Por meio da demonstração de seus benefícios diretos e indiretos, de sua gestão no âmbito do desenvolvimento de recursos humanos, promover-se-á a análise crítica da cultura das corporações estudadas, a partir da visão compartilhada por seus dirigentes. Buscar-se-á identificar as possíveis carências ou vantagens das políticas adotadas, gerando subsídios conceituais para incentivar uma crescente mudança para uma incorporação efetiva das políticas de diversidade.

Compartilhar


Postado por


Inspirações para o comentário:
abate, alegria, amuo
ânimo, ardor, arte
susto, avidez, bobeira
calma, cansaço, carranca
coleção, confusão, contemplação
criação, curiosidade, depressão
descontente, deslumbre, despertez
determinação, diversão, doente
empolgação, encanto, energia
esperança, espirituosa/o, estranheza
estresse, feliz, gelo
ímpeto, irritação, melancolia
nerd, ocupação, peculiar
pensamento, realização, riso
saltitante, satisfação, sombra
surpresa, trabalhando, travessa/o
triste, zanga
Lembre-se de que você veio aqui, porque compreendeu a necessidade de lutar contra si mesmo. Agradeça, portanto, a quem lhe proporcione a ocasião para isso.
Gurdjieff
Você pode alterar sua foto de perfil no Gravatar ou fazer login.

Deixe um comentário