PROGRAMA DE ESTUDOS E PESQUISAS EM
DESENVOLVIMENTO HUMANO, FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS TRANSFORMADORAS E GOVERNANÇA SOCIAL
Eponina, Ernesto Nazareth
·

6ª Oficina virtual de Desenvolvimento Humano

6ª Oficina virtual de Desenvolvimento Humano
6ª oficina virtual de desenvolvimento humano
Tema: Uso das redes sociais
Data: outubro/2020
Duração: 2 horas
Moderação: Felipe Tinoco e Vitor Pereira

Na oficina de outubro de 2020, o tema de debate e aprendizado foi a responsabilidade no uso das redes sociais e como tais redes impactam na subjetividade humana e no funcionamento do espaço público.

Durante a oficina, foi pautado como as redes sociais podem ser fortes veículos de notícias falsas e manipulação da opinião pública a fim de favorecer as classes dominantes e grandes companhias. Além disso, é importante pensar como o uso do celular e dessas redes sem controle pode impactar negativamente na construção de perspectiva crítica e visão de mundo dos jovens e adolescentes, segmento da população mais vulnerável às amarras das redes.

Por fim, discutimos as nossas escolhas frente a essa realidade: ação prática com o objetivo de estar fora desse mundo virtual ou estar dentro com responsabilidade e ações combativas às mazelas provenientes desse contexto, evitando o afastamento do mundo fora da bolha da internet e a anulação do afeto.

Gratidão ao Mestre e a toda equipe do PEP.

🗺️ Cidade


📃 Organizações


🔖 Palavras-chave



Escrito por

Avatar de Felipe Tinoco


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

 

🙏

👏

🤩

😍

😘

❤️

😉

😊

😁

👍

🤔

😄

😎

🐘

Alterar sua foto de perfil
Inspiração:
Gurdjieff
Lembre-se de que você veio aqui, porque compreendeu a necessidade de lutar contra si mesmo. Agradeça, portanto, a quem lhe proporcione a ocasião para isso.

2 respostas

  1. Avatar de Moisés Guimarães

    Que bacana e oportuno debate promovido pelo PEP-ROHM, parabéns aos oficineiros que promoveram essa discussão à luz dos ensinamentos do mestre Ricardo Rohm (UFRJ). Que sigamos construindo uma sociedade mais crítica e com maior perspectiva de análise sobre o movimento sociocultural e político que vivemos. Orgulho!

  2. Avatar de Vanessa Salles

    Sem dúvida uma abordagem importante e necessária! Parabéns pelas excelentes pautas e a toda equipe do PEP.