O documentário, ” Privacidade Hackeada”, disponível na plataforma Netflix para streaming , é mais um alerta espantoso e detalhado acerca da manipulação de dados privados de milhões de pessoas no mundo, por plataformas digitais associadas a empresas de análise de dados e consultorias. Além de demonstrar detalhadamente o processo de jornalismo investigativo do fato, traz à baila a discussão acerca da manipulação de decisões coletivas, como nos processos eleitorais, deixando em aberta a questão se ainda será possível a realização de eleições livres e abertas num contexto democrático. Se a própria democracia, como possibilidade, não está de fato ameaçada. Sugiro a todos assistirem ao filme e refletirem sobre como suas decisões pessoais afetam o seu e o futuro da própria sociedade, quer sejam tomadas diante de seus gadjets digitais, ou ainda diante de suas escolhas político-partidárias, eleitorais, de participação direta no controle social de governos e empresas, chegando mesmo aquelas relacionadas às diversas formas de ativismo nos movimentos sociais.
🙏
👏
🤩
😍
😘
❤️
😉
😊
😁
👍
🤔
😄
😎
🐘
Alterar sua foto de perfil
-
Inspiração:
Buda #2
A saúde é o maior presente, o contentamento é a maior riqueza, a lealdade é o melhor relacionamento.
6 respostas
-
É impressionante como em poucas palavras Mestre faz uma descrição precisa e traça considerações tão profundas sobre os bastidores do evento e do fenômeno retratado no documentário. Ainda, como consegue trazer para os detalhes do cotidiano e nos fazer reconhecer nossa responsabilidade diante do que acontece, excluindo a possibilidade de um distanciamento que nos imobilizaria e acovardaria. Um brilhante convite à ação!
Humor: pensativa/o. -
Para além dos comentários aqui postados, que revelam uma preocupação com o uso dos dados, considero relevante considerar a questão ética que permeia a situação. É incrível como, em nenhum momento, até a mudança de posicionamento e a adoção de uma posição critica da colaboradora da Cambridge Analityca, a criatura apresenta qualquer preocupação de ordem ética. Acho esta produção um excelente exemplo de como a ambição desenfreada pode levar alguém que ocupa uma posição de poder, a exercer uma liderança destrutiva. É preciso lembrar que a liderança, quando destituída de princípios éticos, pode ser usada para fazer o mal, como em tantas ocasiões tivemos a chance de discutir e aprender no PEP.
Humor: pensativa/o.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.