A crise ética e seus impactos na formação de lideranças transformadoras: uma análise crítica dos desafios socioeconômicos contemporâneos


Ricardo Rohm, Cezar Fernandes e Thais Reguffe em UFRJ

ResearchGate – 📅 SIAc 2017

Resumo:

As transformações advindas do processo de globalização, definido por Aktouf (2005) como um fenômeno de expansão, em escala mundial, do capitalismo financeiro promovido, sobretudo, pelas empresas norte-americanas, vem se intensificando durante o século XXI, alterando a ordem e a lógica socioeconômica, resultando em um cenário contemporâneo que representa uma crise ética e moral devido a propagação de novos princípios funcionalistas. Paine (1994) ressaltou a importância do líder no comportamento ético da organização. No que tange à ética no processo decisório, essa conjuntura afeta a formação de novas lideranças transformadoras, detentoras de um propósito nobre, que inspira pelo exemplo o caráter e a ética (ROHM, 2016), e resulta em desafios a serem superados para se reverter essas crises. O presente estudo propõe uma análise teórica e crítica sobre como a crise ética e moral da atualidade impactam na formação de lideranças transformadoras em um novo cenário socioeconômico, sendo a ética, definida por Vásquez (1990) como a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Tal estudo realizado mediante revisão da literatura e análise de textos complementares de revistas e livros pretende elucidar o leitor quanto à forma como é estudado e abordado o tema atualmente na literatura cientifica brasileira, revelando os desafios que terão que ser enfrentados pelas novas lideranças transformadoras em formação, diante do atual cenário crítico e antiético. Espera-se com os resultados da atual pesquisa demonstrar, como resposta para a crise ética e moral contemporâneas, que é imprescindível resgatar valores e princípios abandonados durante a transição para o capitalismo financeiro, visando evidenciar a importância de um proposito virtuoso, pautado em princípios íntegros para os grandes líderes em formação. Busca-se inspirar os grandes gestores, CEO’S, governantes e administradores a governarem e gerir para os outros e priorizando o bem-estar da sociedade e não apenas seus interesses individuais ou corporativos.

Compartilhar


Postado por


Inspirações para o comentário:
abate, alegria, amuo
ânimo, ardor, arte
susto, avidez, bobeira
calma, cansaço, carranca
coleção, confusão, contemplação
criação, curiosidade, depressão
descontente, deslumbre, despertez
determinação, diversão, doente
empolgação, encanto, energia
esperança, espirituosa/o, estranheza
estresse, feliz, gelo
ímpeto, irritação, melancolia
nerd, ocupação, peculiar
pensamento, realização, riso
saltitante, satisfação, sombra
surpresa, trabalhando, travessa/o
triste, zanga
Lembre-se de que você veio aqui, porque compreendeu a necessidade de lutar contra si mesmo. Agradeça, portanto, a quem lhe proporcione a ocasião para isso.
Gurdjieff
Você pode alterar sua foto de perfil no Gravatar ou fazer login.

Deixe um comentário