As implicações e influências dos conceitos e atitudes de homofobia nas políticas de recrutamento e seleção de executivos e funcionários qualificados no setor terciário da economia do Rio de Janeiro

Ricardo Rohm e Vinícius Silva (outra bolsa) em UFRJ

📅 JICTAC 2008

A sociedade patriarcal cristão-ortodoxa patrocinou a fomentação de políticas homofóbicas, fortalecendo a estigmatização dos GLBTs e a promoção do aumento da exclusão destes na sociedade democrática, através dos diversos meios de comunicação e a difusão de preconceitos e de atitudes discriminatórias entre as pessoas, cotidianamente. Entretanto, diante dos imensos e os intensos desafios enfrentados por empresas neste mundo globalizado e extremamente competitivo, a demanda por profissionais com habilidades humanas e conceituais mais expressivas tem demonstrado que o ideal de membros unicamente heterossexuais, cristãos e do sexo masculino não garante a sobrevivência e a consolidação das organizações, havendo a necessidade de inclusão de perfis profissionais competentes, de natureza diversificada e flexível, independentemente da orientação sexual, cor, raça e assim por diante. Por esta razão, a necessidade relevante de aprofundamento do Rh, em suas pesquisas, nas organizações, principalmente no aspecto relacionado a recrutamento e seleção de forma mais abrangente e democrática, constitui-se de suma importância, com alto valor agregado, fomentando lideranças e funcionários capacitados e competentes. Pois incluindo-se muitos dos talentos discriminados pela sociedade no quadro de funcionários das empresas, promove-se a ampliação de pontos de vista e aumenta-se a qualidade destes durante o processo de brainstorming e da realização das tarefas; aprofunda-se também a inserção de produtos e marcas em mercados consumidores formados por perfis destacadamente homoeróticos e da diversidade humana; expande-se a capacidade de criatividade das equipes das organizações e, finalmente, consolida-se o papel social da organização em integrar a diversidade, em sua dimensão mais significativa de responsabilidade social. Enfim, o estudo acerca do envolvimento do Rh no recrutamento e seleção de lideres e funcionários, e na promoção de relações harmoniosas entre funcionários, fundamentando-se em conceitos antidiscriminatórios no ambiente interno das organizações será extremamente útil no intuito de enriquecer a produção acadêmica a respeito de assuntos atuais com alta relevância no funcionamento das organizações, especialmente, no setor terciário cujos êxitos são consideráveis em termos de perspectivas de crescimento, e estão concentrados mais precisamente, neste estudo, nos ramos de hotelaria e comercialização de bens e serviços em shoppings centers.

Inspiração para o comentário:
Alterar sua foto de perfil ou fazer login.