As influências das tecnologias ancoradas na internet sobre as qualidades e as características da comunicação nas organizações contemporâneas: desafios e oportunidades


Ricardo Rohm e Analice Miranda em UFRJ

📅 JICTAC 2010

Resumo:

Este trabalho tem como objetivo mostrar a influência das tecnologias operadas via internet na comunicação interpessoal dentro das organizações. “Há um novo re-encantamento pelas tecnologias porque participamos de uma interação muito mais intensa entre o real e o virtual. Me comunico realmente – estou conectado efetivamente com milhares de computadores -e ao mesmo tempo, minha comunicação é virtual: eu permaneço aqui, na minha casa ou escritório, navego sem mover-me, trago dados que já estão prontos, converso com pessoas que não conheço e que talvez nunca verei ou encontrarei de novo..” (MORAN, 1995). O distanciamento físico entre as pessoas foi, em parte, proporcionado pela praticidade oferecida pelo mundo virtual, que atua através de formas de controle sutis sobre a natureza e a expressão das formas e conteúdos do pensamento, da produção intelectual de trabalhadores em nossa sociedade organizacional. Ilustram bem a questão de fundo de nossa análise os pensadores da Escola de Frankfurt, Adorno & Horkheimer, dizendo-nos: “Os bens culturais estão em exata correlação com o trabalho comandado e os dois se fundamentam na inelutável coação à dominação social sobre a natureza” (1997:45), assim como Rodrigo Duarte, ao afirmar que a internet está se tornando cada vez mais próxima da fusão entre entretenimento e negócios, que sempre caracterizou a indústria cultural. A metodologia tratada neste estudo, de caráter teórico, descritivo e analítico, eminentemente bibliográfico, buscará as análises encontradas na revisão da literatura organi-zacional acerca do controle exercido pela internet, suas especificidades, e procurar-se-á mostrar e descrever alguns de seus mais importantes efeitos na comunicação organizacional, na natureza dos vínculos sociais então estabelecidos.

Compartilhar


Postado por


Inspirações para o comentário:
abate, alegria, amuo
ânimo, ardor, arte
susto, avidez, bobeira
calma, cansaço, carranca
coleção, confusão, contemplação
criação, curiosidade, depressão
descontente, deslumbre, despertez
determinação, diversão, doente
empolgação, encanto, energia
esperança, espirituosa/o, estranheza
estresse, feliz, gelo
ímpeto, irritação, melancolia
nerd, ocupação, peculiar
pensamento, realização, riso
saltitante, satisfação, sombra
surpresa, trabalhando, travessa/o
triste, zanga
Lembre-se de que você veio aqui, porque compreendeu a necessidade de lutar contra si mesmo. Agradeça, portanto, a quem lhe proporcione a ocasião para isso.
Gurdjieff
Você pode alterar sua foto de perfil no Gravatar ou fazer login.

Deixe um comentário