As influências das tecnologias ancoradas na internet sobre as qualidades e as características da comunicação nas organizações contemporâneas: desafios e oportunidades

UFRJ,

📅 JICTAC 2010

Este trabalho tem como objetivo mostrar a influência das tecnologias operadas via internet na comunicação interpessoal dentro das organizações. “Há um novo re-encantamento pelas tecnologias porque participamos de uma interação muito mais intensa entre o real e o virtual. Me comunico realmente – estou conectado efetivamente com milhares de computadores -e ao mesmo tempo, minha comunicação é virtual: eu permaneço aqui, na minha casa ou escritório, navego sem mover-me, trago dados que já estão prontos, converso com pessoas que não conheço e que talvez nunca verei ou encontrarei de novo..” (MORAN, 1995). O distanciamento físico entre as pessoas foi, em parte, proporcionado pela praticidade oferecida pelo mundo virtual, que atua através de formas de controle sutis sobre a natureza e a expressão das formas e conteúdos do pensamento, da produção intelectual de trabalhadores em nossa sociedade organizacional. Ilustram bem a questão de fundo de nossa análise os pensadores da Escola de Frankfurt, Adorno & Horkheimer, dizendo-nos: “Os bens culturais estão em exata correlação com o trabalho comandado e os dois se fundamentam na inelutável coação à dominação social sobre a natureza” (1997:45), assim como Rodrigo Duarte, ao afirmar que a internet está se tornando cada vez mais próxima da fusão entre entretenimento e negócios, que sempre caracterizou a indústria cultural. A metodologia tratada neste estudo, de caráter teórico, descritivo e analítico, eminentemente bibliográfico, buscará as análises encontradas na revisão da literatura organi-zacional acerca do controle exercido pela internet, suas especificidades, e procurar-se-á mostrar e descrever alguns de seus mais importantes efeitos na comunicação organizacional, na natureza dos vínculos sociais então estabelecidos.