Fake News e Democracia: dificuldades no controle sociopolítico da esfera pública

Ricardo Rohm e Marcelo Dias em UFRJ

ResearchGate

No contexto em que o fenômeno da desinformação se intensifica mundialmente, alcançando proporções alarmantes quanto a suas consequências para a consolidação das diversas democracias e de seus valores subjacentes, o presente estudo objetiva compreender qual é o impacto causado pelas fake news para a emancipação humana na contemporaneidade. Para tanto, far-se-á necessário elaborar uma revisão de literatura sobre temas como a democracia e a esfera pública no intuito de se obter um diagnóstico da relevância que o fenômeno das fake news desempenha no cenário atual.

Abstract:

Fake News and Democracy: difficulties in the sociopolitical control of the public sphere

In view of the increase of disinformation as a global menace, reaching alarming proportions in terms of its consequences for the consolidation of democracies and their underlying values, the present study aims at understanding the impact of fake news on the emancipation process in contemporaneity. Therefore, it will be necessary to elaborate a literature review on topics such as Democracy and the Public Sphere in order to obtain a diagnosis of the relevance that the fake news phenomenon plays in the current scenario.

Inspiração para o comentário:
Alterar sua foto de perfil ou fazer login.