PROGRAMA DE ESTUDOS E PESQUISAS EM
DESENVOLVIMENTO HUMANO, FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS TRANSFORMADORAS E GOVERNANÇA SOCIAL
Eponina, Ernesto Nazareth

Política de desenvolvimento de recursos humanos nas escolas do ensino fundamental para uma educação inclusiva da temática da diversidade sexual


Prof. Dr. Ricardo Rohm

orientou essa

,

em PEP-ROHM em

📅 JICTAC 2008

Resumo:

As atitudes homofóbicas estão impregnadas em nossa sociedade, sendo transmitidas e reproduzidas para os mais jovens através da família e da escola. Muitas vezes essa socialização discriminatória é feita de forma involuntária, devido à falta de informação e à suposta naturalidade com que a homofobia é tratada nos vínculos sociais. Por isso, é dever do Estado intervir na educação básica, com o intuito de acabar com esse sistema de opressão e dominação, através da inclusão de temas acerca da diversidade, do debate realmente científico, isento e democrático. Devido a sua maior plasticidade, quer dizer, maior possibilidade de criação e alteração de seu pensamento frente a uma experiência, deve-se começar o trabalho de educação da diversidade sexual pelos mais novos, pelas crianças e jovens. Para tanto, esse projeto tem por objetivo aprofundar a importância e os benefícios da inclusão dos pensamentos sobre diversidade sexual no ensino fundamental público e privado, sugerindo uma política de recursos humanos para a capacitação e desenvolvimento do corpo docente e dos funcionários que atuam em escolas, tanto privadas quanto públicas, no âmbito do ensino fundamental. Pretende também sugerir um processo de implementação e de avaliação dessa política para maximizar sua eficiência e eficácia.

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