Frases Rohmânicas e nós V

Em tempos duros de distanciamento social e da crise aguda e múltipla que assola o nosso país, publicamos hoje a primeira edição grupal de “Frases Rohmânicas e nós”, coluna na qual refletimos sobre os ensinamentos de Mestre Rohm a partir de frases que ele selecionou e nos recomendou na seção “Frases”, na aba de Desenvolvimento Humano do site do PEP.

Após um ano muito conturbado, atípico e muito difícil pelo qual todos passamos, uma certeza é que tivemos uma luz acesa no meio da escuridão, graças a Mestre, que nos manteve próximos de sua orientação e cuidado seja nos blogs, nas oficinas ou quaisquer outros meios. Pensando nas oficinas como exemplo, aprendemos a lidar com a realidade de maneira mais humana e fomos incentivados e inspirados a agir, mesmo que em ações que podem ser consideradas pequenas, naquilo que nos é possível, para transformarmos nossa sociedade em um lugar melhor.

Levando isso em consideração, nada melhor do que começarmos o ano de 2021 (ou 4719 no calendário chinês) agradecendo a quem nos propicia tantas oportunidades de humanização e superação e retribuindo, mesmo que de forma pequena, com um texto para o site do PEP. Foi com essa ideia em mente que nós convidamos as pessoas queridas que partilharam de algum momento com o PEP neste ano que passou, para juntos pensarmos na força que Mestre é, que nos faz querer acender e despertar, nos potencializando para que possamos ter energia e sabedoria para agirmos e iluminarmos os lugares por onde passarmos. Agradecemos a Mestre Rohm por ser essa luz brilhante que nos faz estar atentos(as) ao caminho que faz sentido. Agradecemos àqueles(as) que dedicaram tempo a escreverem palavras que pudéssemos colar neste mural virtual e coletivo.

Milhares de velas podem ser acesas com uma única vela, e a vida da vela não será encurtada. A felicidade nunca diminui ao ser compartilhada.

Buddha

E o convite permanece valendo para deixar o seu comentário aqui no post se você ainda não pôde escrever a sua mensagem, ou se desejar compartilhar mais palavras.

Mural:

Anderson Penavilla Anderson Oliveira ›

“Em um dos encontros realizados pelo PEP e Mestre Rohm, uma das frases que escutei e aprendi com o Mestre foi a necessidade de se começar a fazer e ir fazendo, muitas vezes nos perguntamos, mas fazer o quê? Só em nos questionarmos já estamos provocando esse processo do “doing”, e a mudança que precisamos. Outra frase de Mestre é de que se você não tem um propósito, ajude e auxilie o propósito de alguém, e quase sempre Mestre nos reforça que qualquer que seja o propósito devemos perguntar existe coração.”

Moisés Guimarães Moisés Guimarães ›

“Somos semente no mundo, e esta frase nos leva a pensar sobre a importância de quem tem a missão de arar a terra, adubar, regar, proteger contra as pragas. Quando temos um guia, um mestre, conseguimos ter a dimensão dessas etapas. Respeitar o tempo das coisas, entender o meandres da vida. Crescemos com a pandemia na medida que condensamos nossas ações a uma perspectiva do agora. Saber levar uma palavra amiga, acolher um amigo com um abraço virtual, ser grato, são algumas formas singelas de acolhimento. Mestre Rohm nos ensinou que a beleza está no caminho. Assim como a vela acesa tem um ciclo de vida, aprendemos que a partilha do fogo é um gesto de irmandade, de compreensão da coletividade, de que cuidando da semente, teremos frutos.”

Lucas Rocha Lucas Rocha ›

“Mestre Rohm consegue despertar em nós aquilo que nem nós enxergávamos. A iluminação do nosso ser por alguém tão sábio, doce e justo é um motivo de grande alegria e gratidão. Seus ensinamentos nos inspiram a sermos Lideranças Transformadoras e a buscarmos aquilo que é o certo. Em alguns momentos, o caminho certo nem sempre é fácil, mas o foco-propósito-posicionamento desenvolvido em nós nos dá forças para que possamos prosseguir em nossas jornadas. O grande despertar vem numa ação de dentro para fora. A partir da mudança que eu vivi e vivo ao lado de mestre, consigo levar os ensinamentos para outras pessoas em minha volta e isso é deixar a vela que mestre nos ilumina para sempre acesa.”

Felipe Tinoco Felipe Tinoco ›

“Entre toques de instrumentos, orações e rezas, é elemento presente em variados territórios. Na generosidade peculiar, compartilha o entusiasmo cinético e revela, sem deixar dúvidas, sua capacidade de imposição em prol do coletivo. Nas metáforas possíveis a vela, recordo o adorável e o tanto que se necessita de bom humor para acender aos outros. Trago a beleza de seu ofício pautado na iluminação das mentes e a consequente potencialização das teias e teias, gerando frutos diversos, incomensuráveis aos olhos materiais. Revivo o convencimento, em aula, para que os aprendizes aceitem as chamas, sem medo da trajetória, da dissolução de si, de virar cera. Evoco Mestre e o tanto que é, ensina e encanta.”

Sofia Xavier Sofia Xavier ›

“Em 2020, Mestre foi uma luz que colocou novas cores no meu caminho. Por meio de diversas atividades promovidas pelo PEP, pudemos aprender juntos e descobrir novas formas de ser no mundo.
O trabalho de Mestre nesse último ano esclareceu para mim o quão pequenino e necessário é o meu esforço permanente para agir de forma íntegra e ética. Por isso, estou encontrando maneiras de demonstrar minha gratidão com ações, aceitando as mudanças que esse processo implica. De forma complementar, participar do Centro Acadêmico do meu curso me permite servir pessoas desconhecidas e ser mais comprometida com as necessidades dos outros. Por enquanto, é assim que estou tentando levar um pouquinho da luz de Mestre para outras pessoas, me esforçando para que em 4719 eu possa agir de forma mais compatível com o que ele tão generosamente nos entrega!”

Cláudia Raphael Cláudia Raphael ›

“Começo o ano de 2021 em uma árdua batalha para me introduzir no meio da tecnologia. Porém, a cada passo que dou estou consciente do que me cerca, não me engano com falsas filosofias a respeito de gurus tecnológicos ou um relativo “progresso” da humanidade. Em meus anos de estudo com mestre Rohm, aprendi muito sobre como a tecnocracia realmente é. Sou muito grata pela luz de seus ensinamentos que guia minha consciência em um meio no qual eu facilmente poderia me iludir com “novas tecnologias”, “grandes descobertas”, “exemplos de pessoas”. Aprendi a olhar diferente para as coisas e isso foi graças ao afiar de minha mente com as palavras e questionamentos de Rohm. Sou muito grata por todo o conhecimento, e por todo o carinho e amizade que encontrei nesse mais que professor. “Foco, Propósito e Posicionamento”, é um trio que me guia na minha jornada e a consciência do aqui e agora foi algo que aprendi muito com o mestre. Espero que ele receba em seu coração minha gratidão e eterno afeto.”

Gabriel Valuano Gabriel Valuano ›

“Mestre Rohm é potência que nos movimenta, faz buscar ser melhor para o outro, para a sua comunidade, para si. Estar ao lado de Mestre nos traz a possibilidade de ver outros mundos naquilo que já existe e a compreender que a mudança começa por dentro e dói. Com disciplina e bom humor, podemos nos transformar no nosso dia a dia, com as pequenas ações, quando nos abrimos para o que faz sentido. A liderança de nosso Mestre nos inspira, emociona e estimula ao movimento que seja coletivo, comovente, ao exercício da gratidão e ao reconhecimento por quem veio antes de nós. E a nos responsabilizarmos pela mudança que queremos ver no mundo. Assim, busco contribuir com Mestre, o PEP e o seu legado, para cultivar essa chama da transformação que nos encanta.”

Gabriela Costa Gabriela Costa ›

“Numa sociedade em que o individualismo e a ingratidão imperam, Mestre nos dá a possibilidade de acordar pra uma vida com sentido quando nos serve e ensina sobre a beleza e a justiça de servir ao outro. Mestre e seu legado, sua chama, responsável por acender tantas velas torna o nosso mundo muito mais iluminado. Mesmo que a vela tenha uma vida útil, a chama continua acesa em outras velas, quando aprendemos a ser gratos e a servir, levando em frente todos os aprendizados que recebemos que nos faz aprender a viver, fazendo com que essa chama se propague e seja o que nos une. Aprendemos a partir para a ação (ética e virtuosa), a sermos gratos por quem nos ensina a vida bela e ilumina com sabedoria nossos caminhos, compartilhando dessa luz por onde passarmos.”

Marcelo Filho Marcelo Filho ›

“As velas acesas provocam a luminescência em conjunto em um tempo de vida definido. Ao mesmo tempo em que todos nascem sempre em continuação de ondas de velas que nunca acabam, no entanto uma postura e comportamento também são possíveis de iniciarmos com exemplo em nós. O que não pode passar desapercebido é a gratidão por quem impulsiona as velas em nosso contexto. Quero ser agradecimento por Mestre Rohm se dedicar também a reacender velas quase apagadas.”

William Ribeiro William Ribeiro ›

“O legado é uma relação de tudo aquilo que é cultivado no presente por aquelas pessoas que se comprometem com a ancestralidade. Neste ano de 2021, foco e disciplina são dois elementos que tenho cultivado a partir dos ensinamentos e exemplo do prof. Rohm como parte do legado, pois as dificuldades se apresentam e o cansaço pesa o corpo. Portanto, foco e disciplina nutrem a força para seguir em frente quando mais precisamos, não para ficarmos bem vistos aos olhos dos outros, mas conscientes de uma escolha de próposito nosso. E quem sabe assim, sermos também exemplos e a chama na vida das outras pessoas.”

Marcelo Canesin Marcelo Canesin ›

“Mestre é a chama que guia na escuridão de um mundo tão confuso. Seu fogo independe do vento, queima no frio do sereno, e na neve, parece que fica mais quente ainda. Sua alegria é o calor primordial, que choca o breu para revelar a vida que há. Ele é a luz para um novo mundo, que não se pode ver. Sua flama ultrapassa o oceano, e as labaredas incendeiam os continentes. É uma fogueira esplendorosa, que abrilhantará o nosso sorriso pela eternidade.”

Vivian Santos Vivian Santos ›

“Fazer! Posso expressar o maior aprendizado que adquiri nesse período tão conturbado, de desafios e tristezas, em apenas uma palavra. As maravilhosas orientações de Mestre Rohm nos conduzem a um ensinamento fundamental de agir perante o mundo, de fazer o que é preciso e de lutar pela justiça. Pude exercitar esse ensinamento no fim do ano passado, quando ao ouvir o Mestre e os demais membros do PEP-Rohm, resolvi me integrar a comunidade onde moro, buscando juntamente com o resto dos moradores a melhoria do bairro. Através do grande Mestre Ricardo Rohm pude vivenciar, no PEP-Rohm e junto com meus vizinhos, a força da coletividade. Mestre nos inspira a sermos pessoas melhores, compartilhando sua chama, sua sabedoria, nos possibilitando assim agir e  realizar ações de mudança.”

Vitor Pereira Vitor Cardoso ›

“Compreender existência e todas as dificuldades inerentes a ela é uma tarefa difícil e muito confusa. Em contrapartida, existem algumas coisas que, durante a trajetória, tornam o enfrentamento do mundo em que vivemos fazer sentido. Para que estamos vivos? O que nos move? O que faremos diante das injustiças terrenas? São perguntas que Mestre nos ajuda a responder com sua fé inabalável na construção de um mundo mais justo que seja um lugar melhor de se viver para o povo que mais sofre atualmente. Essa é a beleza de Mestre e é essa fé nesse propósito que, mesmo distante, faz-me pensar diariamente nos seus ensinamentos e na luz potente que Mestre Rohm é sobre a vida!”

Compartilhar


Inspiração para o comentário:
Lembre-se de que você veio aqui, porque compreendeu a necessidade de lutar contra si mesmo. Agradeça, portanto, a quem lhe proporcione a ocasião para isso.
Gurdjieff
Alterar sua foto de perfil ou fazer login.

2 comentários em “Frases Rohmânicas e nós V”

  1. Adoráveis aprendizes,

    Ao longo dos anos de convivência, da jornada que amplia os olhares e dos corações que se aprendem pulsantes e juntos, revelam-se a beleza e a esperança da disciplina do agir ético, virtuoso e transformador: eis nosso chamamento, nossa vocação para com a educação que emancipa o espírito e o corpo na luz. Que as velas acesas juntas, com sabedoria e resiliência, e depois espalhadas pelo mundo, possam multiplicar-se mais em alegria e realização. Agradeço por este mural tão estimulante e verdadeiro.
    Namastê!

    Responder
  2. Quantas mensagens lindas! Temos, sem dúvida, muita sorte que sejamos hoje velas que foram acendidas por Mestre Rohm!

    Acabei enviado minha contribuição/reflexão após o momento em a recepção de mensagens foi encerrada, mas deixo aqui minhas reflexão ao amado Mestre:

    “Mestre Rohm é luz e generosidade. Uma vela pode acender outras tantas sem perder sua potência, da mesma forma que Mestre Rohm coloca-se à disposição de todos, pepianos ou não, para despertar no outro esse processo de iluminação – que ocorre de dentro para fora! Se algumas velas, ao serem presenteadas com esta chama, não se acenderem, tudo bem. O foco está no processo, no caminho. Por outro lado, as que se acenderam contribuirão para trazer luz onde havia trevas.
    A generosidade reside na abertura para presentear a todos com esta chama, não deixando ninguém para trás.

    Esse processo se multiplica. Cabe a todos nós, velas acesas, acender outras. Afinal, toda a vela é finita, cabendo a nós perpetuar o legado de luz, frente às trevas que nos cercam.”

    Responder

Deixe um comentário

  1. <strong>Texto em negrito</strong>
  2. <em>Texto em itálico</em>
  3. <blockquote>Citação de mais de 3 linhas</blockquote>
  4. 🙏
  5. 👏
  6. 🤩
  7. 😍
  8. 😘
  9. ❤️
  10. 😉
  11. 😊
  12. 😁
  13. 👍
  14. 🤔
  15. 😄
  16. 😎
  17. 🐘