Muito se fala sobre Mestre Rohm e suas pesquisas, mas só quem está ou já esteve no PEP pode descrever a experiência. Os aprendizados nesse grupo vão muito além dos métodos e da própria produção científica em si. Mestre Rohm tem uma história de muitos anos de estudos e de luta a favor da ética e da diversidade, atuando nesse sentido nas aulas, nas pesquisas e em todos os demais aspectos de sua vida. Ele é um professor muito dedicado e que ama mesmo ensinar, que explica sempre por diversos ângulos – as dúvidas, aliás, são muito bem-vindas e estimuladas,…
O período em que participei do PEP-Rohm foi sem dúvidas o mais relevante em termos de e desenvolvimento humano de toda a minha experiência na UFRJ. Mestre Rohm foi quem me tornou um ser crítico e me ensinou a olhar para dentro sem receio de conhecer o verdadeiro Eu. O PEP me estimulou a buscar a verdade sem deixar-me manipular pelo sistema, questionar padrões limitantes e quebrar paradigmas.
Ter escolhido cursar Administração na UFRJ não significava nada para mim. Foi uma decisão tomada sob a pressão imposta pelo vestibular e por todo o seu contexto, sem que eu tivesse a sensação de saber o que estava fazendo. Hoje, contudo, esta decisão me encanta. Preenche-me de alegria saber que esta escolha, à época incerta, me fez cruzar o caminho de Ricardo Rohm, professor cuja presença e propósito mudaram a minha vida. Digo isto porque foi ao conhecer Rohm que pude encontrar a pessoa que seria hoje meu mentor, a quem eu poderia chamar de Mestre e com quem aprenderia…