PROGRAMA DE ESTUDOS E PESQUISAS EM
DESENVOLVIMENTO HUMANO, FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS TRANSFORMADORAS E GOVERNANÇA SOCIAL
Minerva UFRJ 2021
Dervishes

O papel da Universidade na formação de lideranças transformadoras no Brasil


Prof. Dr. Ricardo Rohm

orientou essa

em PEP-ROHM em

ℹ️ Descrição


1ª etapa: Ricardo Rohm, Mariana Nadai e José Martins em UFRJ
2ª etapa: Ricardo Rohm, Thaís Bento, José Martins e Felipe Tinoco em UFRJ

Pesquisa em andamento:
A 1ª etapa, concluída em 2017, gerou um relatório: um artigo em revisão final.
A 2ª etapa está em andamento, com bolsa científica e tecnológica PIBIC – CNPq.

Pesquisa em andamento – ResearchGateSIAc 2017SIAc 2018SIAc 2019Prêmio

Resumo:

Mapear e analisar as principais práticas pedagógicas relacionadas à formação e desenvolvimento de competências de liderança nos cursos de graduação em Administração, Administração Pública e Engenharia de Produção da UFRJ a fim de propor possíveis sugestões de melhoria.

Considerando-se a necessidade brasileira atual, tanto de líderes como de transformação social, este projeto buscou compreender a liderança transformadora e seu desenvolvimento no âmbito da formação acadêmica na Universidade (Rohm, 2016). Através do mapeamento e análise das disciplinas e ementas pedagógicas relacionadas à formação e desenvolvimento de competências de liderança, este estudo almejou apreender, como a UFRJ, em seus cursos de graduação em Administração, Administração Pública e Engenharia de Produção, contribui para a formação de lideranças transformadoras, ou seja, ética, social e ambientalmente responsáveis. Não obstante a produção do conhecimento científico sobre o tema, visto que é essencial discutir a importância da universidade como organização sócio-política formadora de futuros tomadores de decisão (Ribeiro, 2013), esta pesquisa se presta a propor possíveis sugestões de melhoria aos respectivos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs).

Liderança transformadora está intimamente ligada ao conceito de mudança (Bass e Riggio, 2006 apud Matzler; Bauer; Mooradian, 2015), que transmuta drasticamente o modo como o indivíduo vê a si mesmo e o mundo em que vive, e que está no cerne do aprendizado (Brown e Posner, 2001), chancelando a importância das Universidades, principalmente as públicas, na sociedade brasileira. De acordo com o Plano Desenvolvimento Institucional da UFRJ (PDI – 2006), consiste de sua missão “proporcionar à sociedade brasileira os meios para dominar, ampliar, cultivar, aplicar e difundir o patrimônio universal do saber humano, capacitando todos os seus integrantes a atuar como força transformadora”, indicando que nutrir e promover lideranças transformadoras constituem “estratégias essenciais à Universidade contemporânea no intuito de cumprir seu papel socioeconômico, político e humanista” (Rohm, 2016). O uso efetivo dessas práticas, além de produzir conhecimento, lapida o potencial e as competências dos indivíduos, e forma uma cultura de liderança e aprendizado que, segundo Brown e Posner (2001), é a ação suprema no desenvolvimento de lideranças, e mais além, no desenvolvimento humano, em seu desafio de construir integridade (Rohm, 2016), o que revela o potencial de uma Universidade transformadora e ética.

Adotou-se a metodologia qualitativa de pesquisa, uma vez que o estudo se utilizou de análise documental (Creswell, 2010), das ementas dos cursos e do PDI da UFRJ (2006), e de revisão da literatura, que não revelou pesquisa anterior sobre o tema, para compor o arcabouço teórico e inseri-la no diálogo maior na academia (Cooper, 1984; Marshall e Rossman, 2006 apud Creswell, 2010). Quanto à enumeração das competências da liderança transformadora, utilizou-se a técnica de análise qualitativa do conteúdo com a criação de categorias a priori e a posteriori (Franco, 2003), partindo-se daquelas preexistentes, elencadas pela literatura sobre o tema (Stone; Russell; Patterson, 2004) e incluíram-se outras que possam retratar as especificidades desse tipo de liderança, e o modo como ela permeia e se entrelaça às ementas analisadas.

Palavras-chaves: liderança transformadora, formação de liderança, universidade, competências de liderança

Abstract:

The role of the University in the formation of transformational leadership in Brazil

Considering Brazil’s current need for better leaders and social transformation, this project sought to understand transformational leadership and its development within the scope of Higher education institutions, as the University (ROHM, 2016). Through the mapping and analysis of the disciplines and pedagogical menus (syllabus) related to the training and development of leadership competencies, this study aimed at understanding and describing how the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ), in its undergraduate courses in Administration, Public Administration and Production Engineering, contributes to the education of transformational leadership, which means ethically, socially and environmentally responsible leaders. Despite the production of the scientific knowledge related to this subject, it remains essential for one to discuss the importance of the university as a socio-political organization towards fostering the up binging of future decision-makers (Ribeiro, 2013). This research lends itself to proposing some promising suggestions for the improvement of the university teaching units and departments related to this challenge. 

Transformational leadership is connected and responds positively and actively to change (BASS; AVOLIO, 1990), which dramatically affects how the individual sees himself and the world in which he lives (BROWN; POSNER, 2001). This perspective reinforces the importance of universities in the Brazilian society, especially the public ones, which are financed by the taxes paid by the population and should demonstrate accountability and efficacy towards society. According to the Institutional Development Plan of UFRJ (PDI – 2006), its mission is to provide Brazilian society with the means to dominate, expand, cultivate, apply and disseminate the universal patrimony of human knowledge, enabling all of its members to act as a transforming force “, indicating that nurturing and promoting transformational leadership stands as an essential strategy for the contemporary university to achieve and fulfill its socio-economic, political and humanist roles (ROHM, 2016). The effective use of these practices, in addition to producing high leveled knowledge, bridges the potential and the competences of the individuals, and forms the culture of leadership and learning which, according to Brown and Posner (2001), and Rohm (2016), becomes paramount in the development of leadership, and beyond, fostering human development, in its challenge to bring about integrity, and reveals the potential of a transformative and ethical university.

The qualitative research methodology was adopted, since the study was based on documentary analysis (CRESWELL, 2010), UFRJ`s pedagogical menus (syllabus) and PDI (2006), and a literature review, to briefly summarize the main ideas already discussed by other authors who have been dealing with this subject, raising criticism and doubts, it seemed appropriate (GERHARDT, SILVEIRA, 2009). Priority and Posteriori (Franco, 2003) were used with the creation of categories, starting with the preexisting ones, listed in the literature on the subject (STONE; RUSSEL; PATTERSON, 2004), and others were included which could portray the specificities of this type of leadership, and how it pervades and interweaves the pedagogical menus (syllabus).

Keywords: transformational leadership, leadership training, university education, leadership competencies

Palavras-chave

📅 Histórico


3 respostas

  1. adicionou um objetivo do projeto

    Considerando-se a necessidade brasileira atual, tanto de líderes como de transformação social, este projeto buscou compreender a liderança transformadora e seu desenvolvimento no âmbito da formação acadêmica na Universidade (Rohm, 2016). Através do mapeamento e análise das disciplinas e ementas pedagógicas relacionadas à formação e desenvolvimento de competências de liderança, este estudo almejou apreender, como a UFRJ, em seus cursos de graduação em Administração, Administração Pública e Engenharia de Produção, contribui para a formação de lideranças transformadoras, ou seja, ética, social e ambientalmente responsáveis. Não obstante a produção do conhecimento científico sobre o tema, visto que é essencial discutir a importância da universidade como organização sócio-política formadora de futuros tomadores de decisão (Ribeiro, 2013), esta pesquisa se presta a propor possíveis sugestões de melhoria aos respectivos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs).

    Liderança transformadora está intimamente ligada ao conceito de mudança (Bass e Riggio, 2006 apud Matzler; Bauer; Mooradian, 2015), que transmuta drasticamente o modo como o indivíduo vê a si mesmo e o mundo em que vive, e que está no cerne do aprendizado (Brown e Posner, 2001), chancelando a importância das Universidades, principalmente as públicas, na sociedade brasileira. De acordo com o Plano Desenvolvimento Institucional da UFRJ (PDI – 2006), consiste de sua missão “proporcionar à sociedade brasileira os meios para dominar, ampliar, cultivar, aplicar e difundir o patrimônio universal do saber humano, capacitando todos os seus integrantes a atuar como força transformadora”, indicando que nutrir e promover lideranças transformadoras constituem “estratégias essenciais à Universidade contemporânea no intuito de cumprir seu papel socioeconômico, político e humanista” (Rohm, 2016). O uso efetivo dessas práticas, além de produzir conhecimento, lapida o potencial e as competências dos indivíduos, e forma uma cultura de liderança e aprendizado que, segundo Brown e Posner (2001), é a ação suprema no desenvolvimento de lideranças, e mais além, no desenvolvimento humano, em seu desafio de construir integridade (Rohm, 2016), o que revela o potencial de uma Universidade transformadora e ética.

    Adotou-se a metodologia qualitativa de pesquisa, uma vez que o estudo se utilizou de análise documental (Creswell, 2010), das ementas dos cursos e do PDI da UFRJ (2006), e de revisão da literatura, que não revelou pesquisa anterior sobre o tema, para compor o arcabouço teórico e inseri-la no diálogo maior na academia (Cooper, 1984; Marshall e Rossman, 2006 apud Creswell, 2010). Quanto à enumeração das competências da liderança transformadora, utilizou-se a técnica de análise qualitativa do conteúdo com a criação de categorias a priori e a posteriori (Franco, 2003), partindo-se daquelas preexistentes, elencadas pela literatura sobre o tema (Stone; Russell; Patterson, 2004) e incluíram-se outras que possam retratar as especificidades desse tipo de liderança, e o modo como ela permeia e se entrelaça às ementas analisadas.

    Palavras-chaves: liderança transformadora, formação de liderança, universidade, competências de liderança

    Considering Brazil’s current need for better leaders and social transformation, this project sought to understand transformational leadership and its development within the scope of Higher education institutions, as the University (ROHM, 2016). Through the mapping and analysis of the disciplines and pedagogical menus (syllabus) related to the training and development of leadership competencies, this study aimed at understanding and describing how the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ), in its undergraduate courses in Administration, Public Administration and Production Engineering, contributes to the education of transformational leadership, which means ethically, socially and environmentally responsible leaders. Despite the production of the scientific knowledge related to this subject, it remains essential for one to discuss the importance of the university as a socio-political organization towards fostering the up binging of future decision-makers (Ribeiro, 2013). This research lends itself to proposing some promising suggestions for the improvement of the university teaching units and departments related to this challenge.

    Transformational leadership is connected and responds positively and actively to change (BASS; AVOLIO, 1990), which dramatically affects how the individual sees himself and the world in which he lives (BROWN; POSNER, 2001). This perspective reinforces the importance of universities in the Brazilian society, especially the public ones, which are financed by the taxes paid by the population and should demonstrate accountability and efficacy towards society. According to the Institutional Development Plan of UFRJ (PDI – 2006), its mission is to provide Brazilian society with the means to dominate, expand, cultivate, apply and disseminate the universal patrimony of human knowledge, enabling all of its members to act as a transforming force “, indicating that nurturing and promoting transformational leadership stands as an essential strategy for the contemporary university to achieve and fulfill its socio-economic, political and humanist roles (ROHM, 2016). The effective use of these practices, in addition to producing high leveled knowledge, bridges the potential and the competences of the individuals, and forms the culture of leadership and learning which, according to Brown and Posner (2001), and Rohm (2016), becomes paramount in the development of leadership, and beyond, fostering human development, in its challenge to bring about integrity, and reveals the potential of a transformative and ethical university.

    The qualitative research methodology was adopted, since the study was based on documentary analysis (CRESWELL, 2010), UFRJ`s pedagogical menus (syllabus) and PDI (2006), and a literature review, to briefly summarize the main ideas already discussed by other authors who have been dealing with this subject, raising criticism and doubts, it seemed appropriate (GERHARDT, SILVEIRA, 2009). Priority and Posteriori (Franco, 2003) were used with the creation of categories, starting with the preexisting ones, listed in the literature on the subject (STONE; RUSSEL; PATTERSON, 2004), and others were included which could portray the specificities of this type of leadership, and how it pervades and interweaves the pedagogical menus (syllabus).

    Keywords: transformational leadership, leadership training, university education, leadership competencies

  2. adicionou uma atualização

    Foi feito:

    • Uma revisão da literatura, analisando e correlacionando as obras de Burns (1978), Bass (1985), Bennis e Nanus (1985) Pozner and Kouzes (1987), Yukl (1989), Bass e Avolio (1990), Podsakoff et al. (1990), Podsakoff, MacKenzie e Bommer (1996), Ulrich (1997), Yukl (1999), Sashkin e Sashkin (2003), Sashkin (2004), Yukl (2012) e Rohm (2013, 2016, 2017).
    • Levantamento das competências da liderança e da liderança transformadora.

    Em andamento:

    • Relações entre as competências levantadas e as ementas dos cursos de Administração, Gestão Pública e Engenharia da Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

  3. adicionou uma atualização

    Atualização, ResearchGate PIBIC 22/04/21

    A presente pesquisa discutiu o conceito de liderança transformadora, desde sua concepção inicial (AVOLIO; BASS, 2002; BASS, 1999; BASS; AVOLIO, 2000; PODSAKOFF et al., 1990) às abordagens mais recentes concebidas no cenário brasileiro (ABELHA; CARNEIRO; CAVAZOTTE, 2018; CAVAZOTTE, MORENO E BERNARDO, 2013; ROHM; CABRAL, 2013), para relacioná-la ao processo de formação em nível de graduação no âmbito da universidade (ALBUQUERQUE; FERREIRA; BRITES, 2016; CHAUÍ, 2003; CLOSS; ANTONELLO, 2014; FREIRE, 1997; 2013; PAES DE PAULA; RODRIGUES, 2006).

    Tendo como objeto de estudo os alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) dos cursos de Administração, (Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social) GPDES e Engenharia de Produção com formatura nos períodos letivos de 2019.1 e 2020.1, os presentes autores aplicaram um survey para aferir a percepção destes sobre o desenvolvimento de competências da liderança transformadora na universidade. Atualmente a pesquisa se encontra na etapa de análise estatística destes resultados para, em seguida, discutir os resultados à luz da literatura.

    This research discussed the concept of transformative leadership, from its initial conception (AVOLIO; BASS, 2002; BASS, 1999; BASS; AVOLIO, 2000; PODSAKOFF et al. , 1990) to the most recent approaches conceived in the Brazilian context (ABELHA; CARNEIRO; CAVAZOTTE, 2018; CAVAZOTTE, MORENO E BERNARDO, 2013; ROHM; CABRAL, 2013), to relate it to the academic educational process during undergraduate within Brazilian universities (ALBUQUERQUE; FERREIRA; BRITES, 2016; CHAUÍ, 2003; CLOSS; ANTONELLO, 2014; FREIRE, 1997; 2013; PAES DE PAULA; RODRIGUES, 2006).

    Having as object of study the Management, Public Management for Economic and Social Development (GPDES) and Production Engineering students from Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), graduated between the between June 2019 and December 2020, the present authors applied a survey to assess their perception about the development of transformational leadership competencies in the university. Currently the research is in the stage of statistical analysis of these results to, afterwards, discuss the results in light of the literature reviewed.

    1 Recomendação:
    Gabriel de Souza Valuano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *