Não é difícil mencionar as pessoas que deram forma ao que fiz e faço durante minha trajetória acadêmico-profissional. Também não é difícil descrever a contribuição de cada uma delas. Afinal, acostumamo-nos a acreditar que a condição sine qua non para existência de uma trajetória é justamente poder contar o que e como se fez alguma coisa: existe uma trajetória quando tudo está organizado em torno do que aconteceu, do que passou e, portanto, do que já está acabado em algum lugar do passado. Porém, o exercício se torna mais difícil quando essas pessoas ainda são responsáveis pelos diferentes movimentos que…
Tenho imensa gratidão por tudo o que aprendi no PEP/ROHM, esse programa é um divisor de águas na vida acadêmica de qualquer aluno por propiciar um autoconhecimento que poucos programas de estudo fazem. O que mais me chama atenção neste programa é o seu caráter multidisciplinar. O prof. Dr. Ricardo Henry Dias Rohm nos conduz a uma imersão no conhecimento de maneira que não o concebamos de forma estanque e sim em redes, dialogando com outros campos do conhecimento, seja através da análise do discurso, da filosofia e das artes, bem como das ciências sociais. Saímos do programa com a…
O PEP se materializa num espaço que propicia o auto-desenvolvimento e permite conhecer coisas que antes dele você não era capaz de pensar que existiam. É um chamado para fazer um mergulho para dentro, para que você seja como se parece ou se pareça com o que de fato é. Você é estimulado a se tornar a melhor versão de si mesmo. Tem a oportunidade de estudar temas importantes, conhecer mais, a ter empatia com quem é oprimido e se munir de conhecimento para transformar a sua vida, a sua realidade, mas sem esquecer que o seu projeto pessoal deve…